TIDAL: UMA ANÁLISE DOS VALORES PERCEBIDOS PELOS USUÁRIOS DE MÚSICA POR STREAMING

Autores

  • Alda Rosana Duarte de Almeida
  • Gabriela Oliveira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2018v4n2.p95-118

Resumo

A música faz parte da vida de boa parte dos indivíduos, seja como forma de expressão, manifestação social ou entretenimento, e na última década pudemos observar importantes mudanças na forma de consumi-la. Atualmente, os serviços de música por streaming dominam o setor de distribuição de música digital, sendo responsáveis por mais da metade da receita de música em diversos países, incluindo o Brasil. Nesse cenário, encontra-se o TIDAL, serviço de streaming com conteúdo exclusivos e som de alta fidelidade, ele briga com concorrentes de peso a fim de conquistar público e aproximar artistas e fãs. Assim, nesse artigo buscou-se analisar a percepção de valor por parte dos seus consumidores, de acordo com as propostas da plataforma. Através de uma análise observacional e das entrevistas em profundidade, obteve-se resultados que mostram que o valor do serviço está diretamente relacionado aos conteúdos exclusivos disponíveis, revelando que o áudio de maior qualidade não influencia na decisão final dos consumidores. Desta maneira, infere-se que, apesar dos diferenciais oferecidos, falta ao TIDAL benefícios claros e um direcionamento para relacionamento de longo prazo, incrementando seu valor de marca em relação aos concorrentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21/03/2018

Como citar

ALMEIDA, A. R. D. de; SILVA, G. O. da. TIDAL: UMA ANÁLISE DOS VALORES PERCEBIDOS PELOS USUÁRIOS DE MÚSICA POR STREAMING. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 4, n. 2, p. 95–118, 2018. DOI: 10.21721/p2p.2018v4n2.p95-118. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/4205. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos