Características do avaliador e das comissões de avaliação como fatores determinantes na análise didático-pedagógica de cursos
DOI:
https://doi.org/10.21721/p2p.2018v5n1.p102-119Resumo
No presente trabalho analisa a influência das características de avaliadores e Comissões de Avaliação sobre o conceito obtido na dimensão didático-pedagógica, constante do instrumento de avaliação utilizado pelo INEP/MEC, para avaliar a qualidade de cursos de graduação no Brasil. A metodologia se desenha como estudo exploratório de abordagem qualitativa, utilizando-se os seguintes procedimentos metodológicos: a) revisão bibliográfica; e b) mapeamento de dados com análise estatística, sob as variáveis: a formação de graduação dos avaliadores, a titulação máxima dos avaliadores, o modelo de gestão das Instituições de origem dos avaliadores e a origem geográfica dos Avaliadores e, como variável resposta, o conceito atribuído pelas Comissões às avaliações realizadas, sob condições controladas, de cursos de administração. Após análise estatística direta dos resultados observou-se uma relação entre as características dos avaliadores/Comissões de Avaliação e os conceitos emitidos, não sendo possível, inferir se tais avaliações (dentro das condições averiguadas) são capazes de induzir a qualidade nos cursos avaliados, objetivo primordial dos processos avaliativos desenvolvidos pelo INEP/MECDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
07/09/2018
Edição
Seção
Artigos
Licença
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
Como Citar
CHANAN-SILVA, Paulo Cesar; FERREIRA, Luciana Rodrigues. Características do avaliador e das comissões de avaliação como fatores determinantes na análise didático-pedagógica de cursos. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 5, n. 1, p. 102–119, 2018. DOI: 10.21721/p2p.2018v5n1.p102-119. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/4374. Acesso em: 3 jan. 2025.