Características do avaliador e das comissões de avaliação como fatores determinantes na análise didático-pedagógica de cursos
DOI:
https://doi.org/10.21721/p2p.2018v5n1.p102-119Abstract
No presente trabalho analisa a influência das características de avaliadores e Comissões de Avaliação sobre o conceito obtido na dimensão didático-pedagógica, constante do instrumento de avaliação utilizado pelo INEP/MEC, para avaliar a qualidade de cursos de graduação no Brasil. A metodologia se desenha como estudo exploratório de abordagem qualitativa, utilizando-se os seguintes procedimentos metodológicos: a) revisão bibliográfica; e b) mapeamento de dados com análise estatística, sob as variáveis: a formação de graduação dos avaliadores, a titulação máxima dos avaliadores, o modelo de gestão das Instituições de origem dos avaliadores e a origem geográfica dos Avaliadores e, como variável resposta, o conceito atribuído pelas Comissões às avaliações realizadas, sob condições controladas, de cursos de administração. Após análise estatística direta dos resultados observou-se uma relação entre as características dos avaliadores/Comissões de Avaliação e os conceitos emitidos, não sendo possível, inferir se tais avaliações (dentro das condições averiguadas) são capazes de induzir a qualidade nos cursos avaliados, objetivo primordial dos processos avaliativos desenvolvidos pelo INEP/MECDownloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
07/09/2018
Issue
Section
Artigos
License
The journal is published under the Creative Commons - Attribution - Noncommercial - Share Alike 3.0 Brazil.
The published work is considered collaboration and therefore the author will not receive any remuneration for this as well as anything will be charged in exchange for publication.
All texts are responsibility of the authors.
It’s allowed partial or total reproduction of the texts of the magazine since the source is cited.
How to Cite
CHANAN-SILVA, Paulo Cesar; FERREIRA, Luciana Rodrigues. Características do avaliador e das comissões de avaliação como fatores determinantes na análise didático-pedagógica de cursos. P2P & INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 5, n. 1, p. 102–119, 2018. DOI: 10.21721/p2p.2018v5n1.p102-119. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/4374. Acesso em: 21 nov. 2024.