USO DE BICICLETA NAS CIDADES BRASILEIRAS DE PEQUENO PORTE: UMA CULTURA AMEAÇADA

Autores

  • Daniel Guth Associação Brasileira do Setor de Bicicletas Programa de Pós-Graduação em Urbanismo - PROURB https://orcid.org/0000-0003-1508-3980
  • Victor Andrade Carneiro da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2019v5n2.p83-107

Resumo

Este artigo apresenta uma ampla pesquisa exploratória realizada em dez cidades brasileiras de até 100 mil habitantes e com alto uso de bicicleta, buscando destacar os atributos sobre a tradicional cultura da bicicleta e correlacionar os efeitos da escalada de motorização de automóveis e motocicletas, no Brasil, sobre estas cidades e outras de mesmo porte. Os resultados apontam para intensas transformações nos hábitos de locomoção da população nestas cidades, com efeitos não apenas sobre o uso de bicicletas, através da migração modal, mas também sobre outras variáveis verificadas e que impactam a qualidade de vida nestas cidades.

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Biografia do autor

Daniel Guth, Associação Brasileira do Setor de Bicicletas Programa de Pós-Graduação em Urbanismo - PROURB

Coordenador de Projetos da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) e mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB/UFRJ).

Victor Andrade Carneiro da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFRJ)

Prof. Dr. FAU/UFRJ e coordenador do Laboratório de Mobilidade Sustentável (LABMOB)

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Publicado

08/03/2019

Como citar

GUTH, D.; CARNEIRO DA SILVA, V. A. USO DE BICICLETA NAS CIDADES BRASILEIRAS DE PEQUENO PORTE: UMA CULTURA AMEAÇADA. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 5, n. 2, p. 83–107, 2019. DOI: 10.21721/p2p.2019v5n2.p83-107. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/4610. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos