FEIRA DA SABERES E SABORES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
uma rede de economia popular e solidária ou um simples mercado consumidor
DOI:
https://doi.org/10.21728/p2p.2023v9nesp.p58-72Palavras-chave:
Economia. Feira. Mercado. Rede. Tecnologia.Resumo
A Feira de Saberes e Sabores da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) nasceu de um projeto de Economia Popular e Solidária em processo de incubação pela Incubadora de Iniciativas de Economia Popular e Solidária da UEFS. Um dos seus principais atributos tem sido pensar-se de forma coletiva e autogestionária, na perspectiva de ser uma Rede de Economia Popular e Solidária que agrega parceiros participantes, e não um simples mercado consumidor. Nesse sentido, objetivamos fazer uma reflexão sobre a Feira de Sabres e Sabores considerando que ela é uma rede que se amplia nas diversas dimensões da Economia Popular e Solidária, mas que, ao mesmo tempo, é permeada pelas possibilidades de submissão direta e simples ao mercado. Metodologicamente, utilizamos os preceitos da pesquisa-ação, e elaboramos um roteiro de entrevistas de onde foram extraídos os dados analisados. Durante a análise, algumas categorias foram prioritariamente trabalhadas, como informações básicas sobre precificações, regras de convivência, bem como a compreensão da organicidade entre os que produzem, os que consomem e os que produzem/consomem. Concluímos que todos os envolvidos na Feira de Saberes e Sabores da UEFS são feirantes ou potenciais feirantes que têm formado uma identidade social compromissada e consciente em relação ao consumo. Esse público possibilita a experimentação de um novo formato de trocas, produção da existência e criação de valor social local que se fundamenta na utilização das atuais tecnologias livres. Dessa forma, articulam e melhoram as relações coletivas, por vezes conflitantes quanto ao mercado, mas, resistentes, associativas, comunitárias e solidárias.
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