FEIRA DA SABERES E SABORES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

uma rede de economia popular e solidária ou um simples mercado consumidor

Autores

  • José Raimundo Oliveira Lima Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Eduardo José Fernandes Nunes Universidade do Estado da Bahia
  • Ana Regina Messias Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Camila Menezes Souza Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Janahína da Silva Moura Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.21728/p2p.2023v9nesp.p58-72

Palavras-chave:

Economia. Feira. Mercado. Rede. Tecnologia.

Resumo

A Feira de Saberes e Sabores da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) nasceu de um projeto de Economia Popular e Solidária em processo de incubação pela Incubadora de Iniciativas de Economia Popular e Solidária da UEFS. Um dos seus principais atributos tem sido pensar-se de forma coletiva e autogestionária, na perspectiva de ser uma Rede de Economia Popular e Solidária que agrega parceiros participantes, e não um simples mercado consumidor. Nesse sentido, objetivamos fazer uma reflexão sobre a Feira de Sabres e Sabores considerando que ela é uma rede que se amplia nas diversas dimensões da Economia Popular e Solidária, mas que, ao mesmo tempo, é permeada pelas possibilidades de submissão direta e simples ao mercado. Metodologicamente, utilizamos os preceitos da pesquisa-ação, e elaboramos um roteiro de entrevistas de onde foram extraídos os dados analisados. Durante a análise, algumas categorias foram prioritariamente trabalhadas, como informações básicas sobre precificações, regras de convivência, bem como a compreensão da organicidade entre os que produzem, os que consomem e os que produzem/consomem. Concluímos que todos os envolvidos na Feira de Saberes e Sabores da UEFS são feirantes ou potenciais feirantes que têm formado uma identidade social compromissada e consciente em relação ao consumo. Esse público possibilita a experimentação de um novo formato de trocas, produção da existência e criação de valor social local que se fundamenta na utilização das atuais tecnologias livres. Dessa forma, articulam e melhoram as relações coletivas, por vezes conflitantes quanto ao mercado, mas, resistentes, associativas, comunitárias e solidárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho. São Paulo: Boitempo Editorial, 2009.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A pesquisa participante: um momento da educação popular. Revista Educação Popular, Uberlândia, v. 6, p.51-62. jan./dez. 2007.

FARIAS, Jayne Saraiva; GOMES, Rafael José; LIRA, Elizabete Buonora de Souza; PEREIRA, Ana Paula da Silva; FIGUEIREDO, Marcos. Influência das feiras agroecológicas do Recife na vida de produtores e consumidores de produtos orgânicos. In: JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTESÃO DA UFRPE/SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. 9. 6, 2009, Recife. Anais [...] Recife: UFRPE, 2009, p. 2-4.

FRANÇA FILHO, Genauto; LAVILLE, Jean-Louis. A Economia Solidária: uma abordagem internacional. Porto Alegre: UFRGS, 2004.

INCUBADORA DE INICIATIVAS DA ECONOMIA POPULAR E SOLIDÁRIA - IEPS. Carta de Princípios da IEPS-UEFS. Disponível em: http://incubadorauefs.blogspot.com.br/. Acesso em: 20 fev. 2022.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censo 2021. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ba/feira-de-santana.html. Acesso em: 20 fev. 2022.

LIMA, José Raimundo Oliveira. Tecnologias Sociais e as relações de produção locais. Incubadora de Iniciativas de Economia Popular e Solidária da Universidade Estadual de Feira de Santana (IEPS/UEFS): Feira de Santana, 2016.

MANCE, Euclides André. A revolução das redes de colaboração solidária. Disponível em: https://solidarius.net/mance/biblioteca/A_Revolucao_das_Redes_de_Colaboracao_Solidaria.pdf. Acesso em: 10 fev. 2022.

MOURA, Lucivânia S.; JESUS, Erivaldo Santiago de; SILVA, Sara de S.; LIMA, José Raimundo Oliveira. Processo educativo de trabalho: protagonismo da classe trabalhadora e solidariedade sobre a crise pandêmica. Revista da Associação Brasileira de Estudo do Trabalho - ABET, João Pessoa, v.19, p.1 - 435, 2021.

PARASURAMAN, A.; GREWAL, Dhruv; KRISHNAN, R. Marketing research. San Diego: South-Western College Pub, 1991.

PUTNAM, Robert D. Comunidade e democracia: a experiência da Itália moderna. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1996.

resposta ao desemprego. São Paulo: Contexto, 2000.

RIBEIRO, Eduardo Magalhães. (Coord). Feiras do Jequitinhonha: mercados, cultura e trabalho de famílias rurais no semiárido de Minas Gerais. Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, 2007.

RIOS, Dara; LIMA, José Raimundo. A prática da extensão universitária como incentivadora da tecnologia social. Revista Brasileira de Tecnologias Sociais, Niterói, v.3, n.1, p. 93-100, 2016. DOI: https://doi.org/10.14210/rbts.v3n1.p93-100

SINGER, Paul. Introdução à Economia Solidária. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2002.

SINGER, Paul; SOUZA, André R. de. A Economia Solidária no Brasil: A autogestão como

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA – UEFS. Resolução do Conselho Superior de Ensino 116/2010. Feira de Santana, 2010.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA – UEFS. Resolução do Conselho Superior de Ensino 150/2010. Feira de Santana, 2010.

Downloads

Publicado

05/06/2023

Como citar

JOSÉ RAIMUNDO OLIVEIRA LIMA; EDUARDO JOSÉ FERNANDES NUNES; ANA REGINA MESSIAS; CAMILA MENEZES SOUZA; JANAHÍNA DA SILVA MOURA. FEIRA DA SABERES E SABORES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA: uma rede de economia popular e solidária ou um simples mercado consumidor. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, n. esp, p. 58–72, 2023. DOI: 10.21728/p2p.2023v9nesp.p58-72. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/6432. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Economia Solidária