APRESENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21728/p2p.2025v12n1e-7672Palavras-chave:
.Resumo
Os grupos de pesquisa Economias Colaborativas e Produção P2P do IBICT e NetLab da Escola, de Comunicação da UFRJ publicam agora o segundo número do décimo-primeiro volume da sua revista P2P & INOVAÇÃO.
Os nossos grupos de pesquisa se manifestam mais uma vez na defesa da democracia, da liberdade de expressão e da liberdade de pesquisa acadêmica. Não é uma defesa abstrata de princípios, mas de garantir a nossa própria liberdade e autonomia do trabalho.
O NetLab é laboratório de pesquisa em Internet e Redes Sociais que se dedica a diagnosticar a desinformação digital como fato histórico, e as suas consequências sociais, bem como discutir e indicar diretrizes e meios para sua Regulação, Fiscalização e Controle. A sua agenda tem permitido publicar resultados com evidências científicas importantes e reconhecidas.
As agressões ao NetLab tem muitas faces, sendo a principal delas uma avalanche de calúnias, difamação e pressão na Internet. O NetLab resiste e segue o seu trabalho. Deve ser mencionada a formação de uma ampla articulação solidária em defesa da liberdade de investigar a desinformação e as redes de ódio.
Cabe destacar a decisão do Supremo Tribunal Federal na última semana de junho de 2025, que adotou uma solução regulatórias baseada em três critérios: notificação privada, para crimes em geral; ordem judicial, em casos de calúnia, injúria e difamação; e dever de cuidado, para conteúdos ilícitos graves, como terrorismo, racismo e feminicídio – situações em que as plataformas devem agir preventivamente, bloqueando a publicação via algoritmos.
Gostaríamos de finalizar apresentando para nossos autores e leitores a decisão editorial de dar maior foco para a revista, reduzindo também a amplitude do seu escopo. Entre os temas específicos que devem permanecer no escopo da revista estão: políticas e práticas de inovação; propriedade intelectual; tecnologias digitais e inteligência artificial; plataformas digitais; regulação e fiscalização dos usos das tecnologias digitais; gestão da informação; economia política da informação e da comunicação.
A transição editorial da revista P2P será feita neste segundo semestre, de modo a permitir as mudanças operacionais necessárias.
Rio de Janeiro, 1 de julho de 2025
Clovis Ricardo Montenegro de Lima
Rose Marie Santini
Editores
Downloads
Referências
.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Clovis Ricardo Montenegro de Lima, Rose Marie Santini

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.