PARTICIPAÇÃO POLÍTICA PEER-TO-PEER? O CASO DA APA FUNK EM RIO DE JANEIRO

Authors

  • Julia Stadler

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2014v1n1.p58-76

Abstract

Resumo

O presente artigo aplica a teoria da produção do commons ao campo da participação política. Trata-se de um estudo de caso da Associação de Profissionais e Amigos do Funk (APAFUNK) no qual se discute a transformação de atores marginalizados em atores políticos dentro do sistema representativo: por que eles optaram, num ambiente de confronto e tensão, pelo caminho do sistema político tradicional? Analisamos a sua lógica de ação e participação política e examinamos a sua geografia social, mapeando as suas atividades pelo prisma da identidade coletiva. Daremos uma introdução ao panorama maior das dificuldades de ser um ator dentro do sistema representativo que não só representa os historicamente despolitizados, mas também uma lógica de participação claramente diferente do mainstream

 

Abstract

This paper applies the theory of production of commons to political participation field. This is a case study of the Associação de Profissionais e Amigos do Funk (APAFUNK) in which it is discussed the transformation of marginalized actors into political actors within the representative system: why did they choose in an atmosphere of confrontation and tension for the traditional politician system? We analyze the logic of their action and political participation and we examine its social geography, mapping their activities through the prism of collective identity. We give an introduction to the big picture of the difficulties of being an actor inside the representative system that not only historically represents the apolitical ones, but also a logic of participation clearly different from the mainstream.

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Published

28/10/2014

How to Cite

STADLER, Julia. PARTICIPAÇÃO POLÍTICA PEER-TO-PEER? O CASO DA APA FUNK EM RIO DE JANEIRO. P2P & INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 1, n. 1, p. 58–76, 2014. DOI: 10.21721/p2p.2014v1n1.p58-76. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/1467. Acesso em: 27 nov. 2024.