OS TELEFONES CELULARES E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA SOCIEDADE DE SERVIÇOS: O DESDOBRAMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO EM REDE

Authors

  • Benedito Medeiros Neto

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2017v3n2.p96-123

Abstract

Este artigo trata de questões  recentes da Sociedade da Informação em Rede no Brasil, quando dispositivos móveis, como o celular, chegam às mãos de pessoas, principalmente as com carência de recursos materiais e cognitivos, seja pela falta de capacitação e mediação ou acesso restrito às informações de utilidade pública. No estudo identificou-se  que os  novos dispositivos multifuncionais apontam para mudanças e transformações nas atividades pessoais, nas relações interpessoais e nas comunicações locais e globais. Por outro lado, percebe-se que segmentos econômicos, como Agricultura, Indústrias e Serviços, passam por mutações profundas, e em um futuro próximo, os Serviços se tornarão mais proeminentes e predominantes devido à economia digital. No estudo, comprova-se que a cognição junto com Cultura, em especial a Digital, associadas à Educação, levam os usuários à aprendizagem continuada, mas apenas quando a todos é facilitado a comunicação ubíqua e a computação pessoal dos celulares, ao mesmo tempo nos lares e ambientes de trabalho e/ou escolar.  A sociedade caminha, não para um mundo de maravilhas com presença das TIC mediando as atividades do homem, mas ao contrário, para uma série de questões e disputas por bens e serviços, requerendo o poder moderador e regulamentador do Estado nas questões do trabalho, educação, saúde e segurança, pelo menos. Finalmente, mostra-se  que o protagonismo, no Século XXI, permitido pela  revolução informacional e das mídias comunicacionais, possibilita representatividade política, a reivindicação da  falta dos serviços básicos para todos, e a possibilidade da melhoria da qualidade de vida, podendo levar ao fortalecimento de uma Sociedade de Serviços.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALLY, M. & PRIETO-BLÁZQUEZ, J. (2014). What is the future of mobile learning in education? Mobile Learning Applications in Higher Education [Special Section]. Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento (RUSC). Vol. 11, No 1. pp. 142-151. doi http://dx.doi.org/10.7238/rusc.v11i1.2033.

BATES, A. W. 2020 Vision: Outlook for online learning in 2014 and way beyond –2014. Disponível em: http://www.tonybates.ca/2014/01/12/2020-vision-outlook-for-online-learning-in-2014-and-way-beyond/#sthash.A5OzwTuu.dpuf.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editor. 2001.

BECKER, Maria Lúcia. Inclusão Digital e Cidadania – As possibilidades e as ilusões da solução tecnológica. Ponta Grossa: Ed. UEPG. 2009.

BUCKLAND, Michael K. Information as thing. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v.45, n.5, p.351-360, June 1991. Disponível em: <http://people.ischool.berkeley.edu/~buckland/thing.html>. Acesso em: 30 jan. 2015.

CAPURRO, R. Ensayo autobiográfico en diálogo con Prof. Rafael Capurro. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 15, n. 3, p. 255-272, set./dez. 2010. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/viewFile/1190/792. Acessado em 26 de novembro de 2016.

CASTELLS, M.; FERNANDEZ-ARDÈVOL, M.; QIU, J. L.; SEY, A. Comunicación móvil y sociedad. Una perspectiva global. Ariel-Fundación Telefónica. 2007. Disponível em http://www.eumed.net/libros/2007c/indice.htm. Acessado em: 29 de outubro de 2012.

CUEVAS-CERVERÓ, A.; MARQUES, M.; PAIXÃO, P. B. S. (2014) A Alfabetização que necessitamos: informação e comunicação para a cidadania. Informação & Sociedade Estudos, João Pessoa, v.24, n.2, p.35-48, maio/ago. 2014.

FRANÇA, A. C. O.; STIUBIENER, I. O Uso de Dispositivos Móveis para Otimização da Difusão da Informação nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2015. VIII World Congress on Communication and Arts, April 19 - 22, 2015, Salvador, Brasil. Acessado em: 26 de novembro de 2016. Disponível em http://copec.eu/congresses/wcca2015/proc/works/33.pdf.

FRAGOSO, S.; RECUERO, R.; AMARAL, A. Métodos de pesquisa para Internet. Porto Alegre: Sulina. 2011.

HARVARD, University. Internet Monitor 2013: Reflections on the Digital World. http://h2o.law.harvard.edu/playlists/5129.

JUNQUEIRA, A. H.; PASSARELLI, B. & GUZZI, D. Conexões sem fio à Internet, mobilidade urbana e convergência digital: estudo de caso nos telecentros do AcessaSP. In: PASSARELLI, B; SILVA, A. M.; RAMOS, F. (Orgs.). E-Infocomunicação. São Paulo: Senac. 2014.

KUMAR, K. Da Sociedade Pós-Industrial à Pós-moderna – Novas teorias sobre o mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar E. 2006.

LEMOS, A.; LÉVY, P. O futuro da Internet, em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus. 2010.

LEMOS, A. (2014) Mobile Communication and New Sense of Places: a critique of spatialization in cyberculture. Em Galaxia, n. 18, dezembro de 2008, SP, PUC-SP., ISSN. 1519311X., pp. 91-108. Acessado em 12 dezembro de 2014. Disponível em http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1914/1177

LÉVY, P. A esfera semântica. Tomo 1: computação, cognição e economia da informação. São Paulo: Annablulume. 2014.

MASI, D. O Futuro Chegou – Modelos de vida para uma sociedade desorientada. Rio de Janeiro: Casa da Palavra. 2013.

MEDEIROS NETO, B.; MIRANDA, Antonio. (2015) Modelo de evaluación de la inclusión digital, informacional y social – MAVIDIS – de usuarios de la sociedad de la información apoyado em los indicadores y métricas para Brasil Mediação. Revista Ciência da Informação/IBICT. 2015.

MEDEIROS NETO, B. Avaliação dos impactos dos processos de inclusão digital e informacional nos usuários de programas e projetos no Brasil. Tese (Doutorado). Brasília: Faculdade de Ciência da Informação, UnB. 2012.

MEDEIROS NETO, B. Literacias digitais e mediações dos dispositivos móveis em ambientes de vulnerabilidade social (Projeto de Pesquisa). São Paulo: ECA/Universidade de São Paulo. 2013. Acessado em: 13 maio 2014. Disponível em: http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/webform/projetos/pos-doc/Projeto%20BMN.pdf.

MIRANDA, A. L. C. de; SIMEÃO, E. L. M. S. (2014) Da comunicação extensiva ao hibridismo da Animaverbivocovisualidade. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.24, n.3, p.49-62, set./dez. 2014. Acessado em 13 setembro de 2015. Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/19075/12401.

PASSARELLI, B. (2014). Do analógico ao digital #tudojuntomisturado. Juventude conectada/organização Fundação Telefônica. São Paulo: Fundação Telefônica, 2014. Disponível em: http://educacaointegral.org.br/wp-content/uploads/2014/08/juventude-conectada-online-1.pdf. Acessado em 26 de outubro de 2014.

PIENIZ, M.; SILVEIRA, A. C. M. Apropriações da Web como meio para o exercício da cidadania: expressões de identidades culturais ligadas ao território. In: MORIGI, V. J.; TOURINHO, I. M. G.; ALMEIDA, C. D. COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO E CIDADANIA – Refletindo práticas e contextos. Porto Alegre: Editora Sulina. 2011.

SANTAELLA, L. Para compreender a ciberliteratura. In: Texto Digital, v.8, n.2, pp. 229-240, jul./dez. 2012.

SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua – Repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus. 2013.

Published

26/03/2017

How to Cite

MEDEIROS NETO, Benedito. OS TELEFONES CELULARES E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA SOCIEDADE DE SERVIÇOS: O DESDOBRAMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO EM REDE. P2P & INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 3, n. 2, p. 96–123, 2017. DOI: 10.21721/p2p.2017v3n2.p96-123. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/3814. Acesso em: 21 nov. 2024.