OS TELEFONES CELULARES E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA SOCIEDADE DE SERVIÇOS: O DESDOBRAMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO EM REDE
DOI:
https://doi.org/10.21721/p2p.2017v3n2.p96-123Abstract
Este artigo trata de questões recentes da Sociedade da Informação em Rede no Brasil, quando dispositivos móveis, como o celular, chegam às mãos de pessoas, principalmente as com carência de recursos materiais e cognitivos, seja pela falta de capacitação e mediação ou acesso restrito às informações de utilidade pública. No estudo identificou-se que os novos dispositivos multifuncionais apontam para mudanças e transformações nas atividades pessoais, nas relações interpessoais e nas comunicações locais e globais. Por outro lado, percebe-se que segmentos econômicos, como Agricultura, Indústrias e Serviços, passam por mutações profundas, e em um futuro próximo, os Serviços se tornarão mais proeminentes e predominantes devido à economia digital. No estudo, comprova-se que a cognição junto com Cultura, em especial a Digital, associadas à Educação, levam os usuários à aprendizagem continuada, mas apenas quando a todos é facilitado a comunicação ubíqua e a computação pessoal dos celulares, ao mesmo tempo nos lares e ambientes de trabalho e/ou escolar. A sociedade caminha, não para um mundo de maravilhas com presença das TIC mediando as atividades do homem, mas ao contrário, para uma série de questões e disputas por bens e serviços, requerendo o poder moderador e regulamentador do Estado nas questões do trabalho, educação, saúde e segurança, pelo menos. Finalmente, mostra-se que o protagonismo, no Século XXI, permitido pela revolução informacional e das mídias comunicacionais, possibilita representatividade política, a reivindicação da falta dos serviços básicos para todos, e a possibilidade da melhoria da qualidade de vida, podendo levar ao fortalecimento de uma Sociedade de Serviços.Downloads
References
ALLY, M. & PRIETO-BLÁZQUEZ, J. (2014). What is the future of mobile learning in education? Mobile Learning Applications in Higher Education [Special Section]. Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento (RUSC). Vol. 11, No 1. pp. 142-151. doi http://dx.doi.org/10.7238/rusc.v11i1.2033.
BATES, A. W. 2020 Vision: Outlook for online learning in 2014 and way beyond –2014. Disponível em: http://www.tonybates.ca/2014/01/12/2020-vision-outlook-for-online-learning-in-2014-and-way-beyond/#sthash.A5OzwTuu.dpuf.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editor. 2001.
BECKER, Maria Lúcia. Inclusão Digital e Cidadania – As possibilidades e as ilusões da solução tecnológica. Ponta Grossa: Ed. UEPG. 2009.
BUCKLAND, Michael K. Information as thing. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v.45, n.5, p.351-360, June 1991. Disponível em: <http://people.ischool.berkeley.edu/~buckland/thing.html>. Acesso em: 30 jan. 2015.
CAPURRO, R. Ensayo autobiográfico en diálogo con Prof. Rafael Capurro. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 15, n. 3, p. 255-272, set./dez. 2010. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/viewFile/1190/792. Acessado em 26 de novembro de 2016.
CASTELLS, M.; FERNANDEZ-ARDÈVOL, M.; QIU, J. L.; SEY, A. Comunicación móvil y sociedad. Una perspectiva global. Ariel-Fundación Telefónica. 2007. Disponível em http://www.eumed.net/libros/2007c/indice.htm. Acessado em: 29 de outubro de 2012.
CUEVAS-CERVERÓ, A.; MARQUES, M.; PAIXÃO, P. B. S. (2014) A Alfabetização que necessitamos: informação e comunicação para a cidadania. Informação & Sociedade Estudos, João Pessoa, v.24, n.2, p.35-48, maio/ago. 2014.
FRANÇA, A. C. O.; STIUBIENER, I. O Uso de Dispositivos Móveis para Otimização da Difusão da Informação nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2015. VIII World Congress on Communication and Arts, April 19 - 22, 2015, Salvador, Brasil. Acessado em: 26 de novembro de 2016. Disponível em http://copec.eu/congresses/wcca2015/proc/works/33.pdf.
FRAGOSO, S.; RECUERO, R.; AMARAL, A. Métodos de pesquisa para Internet. Porto Alegre: Sulina. 2011.
HARVARD, University. Internet Monitor 2013: Reflections on the Digital World. http://h2o.law.harvard.edu/playlists/5129.
JUNQUEIRA, A. H.; PASSARELLI, B. & GUZZI, D. Conexões sem fio à Internet, mobilidade urbana e convergência digital: estudo de caso nos telecentros do AcessaSP. In: PASSARELLI, B; SILVA, A. M.; RAMOS, F. (Orgs.). E-Infocomunicação. São Paulo: Senac. 2014.
KUMAR, K. Da Sociedade Pós-Industrial à Pós-moderna – Novas teorias sobre o mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar E. 2006.
LEMOS, A.; LÉVY, P. O futuro da Internet, em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus. 2010.
LEMOS, A. (2014) Mobile Communication and New Sense of Places: a critique of spatialization in cyberculture. Em Galaxia, n. 18, dezembro de 2008, SP, PUC-SP., ISSN. 1519311X., pp. 91-108. Acessado em 12 dezembro de 2014. Disponível em http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1914/1177
LÉVY, P. A esfera semântica. Tomo 1: computação, cognição e economia da informação. São Paulo: Annablulume. 2014.
MASI, D. O Futuro Chegou – Modelos de vida para uma sociedade desorientada. Rio de Janeiro: Casa da Palavra. 2013.
MEDEIROS NETO, B.; MIRANDA, Antonio. (2015) Modelo de evaluación de la inclusión digital, informacional y social – MAVIDIS – de usuarios de la sociedad de la información apoyado em los indicadores y métricas para Brasil Mediação. Revista Ciência da Informação/IBICT. 2015.
MEDEIROS NETO, B. Avaliação dos impactos dos processos de inclusão digital e informacional nos usuários de programas e projetos no Brasil. Tese (Doutorado). Brasília: Faculdade de Ciência da Informação, UnB. 2012.
MEDEIROS NETO, B. Literacias digitais e mediações dos dispositivos móveis em ambientes de vulnerabilidade social (Projeto de Pesquisa). São Paulo: ECA/Universidade de São Paulo. 2013. Acessado em: 13 maio 2014. Disponível em: http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/webform/projetos/pos-doc/Projeto%20BMN.pdf.
MIRANDA, A. L. C. de; SIMEÃO, E. L. M. S. (2014) Da comunicação extensiva ao hibridismo da Animaverbivocovisualidade. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.24, n.3, p.49-62, set./dez. 2014. Acessado em 13 setembro de 2015. Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/19075/12401.
PASSARELLI, B. (2014). Do analógico ao digital #tudojuntomisturado. Juventude conectada/organização Fundação Telefônica. São Paulo: Fundação Telefônica, 2014. Disponível em: http://educacaointegral.org.br/wp-content/uploads/2014/08/juventude-conectada-online-1.pdf. Acessado em 26 de outubro de 2014.
PIENIZ, M.; SILVEIRA, A. C. M. Apropriações da Web como meio para o exercício da cidadania: expressões de identidades culturais ligadas ao território. In: MORIGI, V. J.; TOURINHO, I. M. G.; ALMEIDA, C. D. COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO E CIDADANIA – Refletindo práticas e contextos. Porto Alegre: Editora Sulina. 2011.
SANTAELLA, L. Para compreender a ciberliteratura. In: Texto Digital, v.8, n.2, pp. 229-240, jul./dez. 2012.
SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua – Repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus. 2013.
Downloads
Published
Issue
Section
License
The journal is published under the Creative Commons - Attribution - Noncommercial - Share Alike 3.0 Brazil.
The published work is considered collaboration and therefore the author will not receive any remuneration for this as well as anything will be charged in exchange for publication.
All texts are responsibility of the authors.
It’s allowed partial or total reproduction of the texts of the magazine since the source is cited.