LITERATURA DIGITAL INTERATIVA, UMA LITERATURA À MEDIDA DO NOSSO TEMPO

Autores/as

  • Isa Mestre

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2017v4n1.p85-108

Resumen

A partir da análise da narrativa digital interativa Pry procuramos compreender a existência de uma relação dialogante entre literatura digital interativa e contemporaneidade. Promovemos, deste modo, um entendimento da literatura digital interativa como fruto do nosso tempo, como reflexo da vivência e das características da contemporaneidade. Neste sentido, servimo-nos da contemporaneidade como ferramenta privilegiada para compreender a natureza formal das obras velocidade, a efemeridade, a liquidez e a processualidade, características da era contemporânea, se encontram também presentes neste tipo de obras literárias. 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

ANDERSON, P. As origens da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.

BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.

BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BAUMAN, Z. Tempos Líquidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

BAUMAN, Z. A Arte da Vida. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

BAUMA, Z. Vigilância Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

CALABRESE, O. A idade neobarroca. Lisboa: Edições 70, 1987.

CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

DOWBOR, L. Economia da Cultura Digital. In R. Savazoni, & S. Cohn, Cultura Digital.br. p.56-65. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2009.

FREZZA, M.; GRISCI, C. I.; KESSLER, C. K. Tempo e Espaço na Contemporaneidade: uma análise à partir de uma Revista Popular de Negócios. RAC, pp. 487-503. jul., 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rac/v13n3/v13n3a09.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2016.

GORMAN, S.; CANNIZZARO, D. Pry. Tender Claws LLC, 2014.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.

HALL, S.; DU GAY, P. Questions of Cultural Identity. Nova Iorque: SAGE Publications Ltd, 1996.

HARGREAVES, A. O Ensino na Sociedade do Conhecimento: a educação na era da insegurança. Porto: Porto Editora, 2003.

HARVEY, D. A condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

HEIM, M. The metaphysics of virtual reality. Oxford: Oxford University Press, 1993.

JAMESON, F. Postmodernism or the Cultural Logic of Late Capitalism. Duke: Duke University Press, 1991.

KARR, N. A Internet mudou a nossa percepção do tempo. 28 nov. 2012. Disponível em: https://www.publico.pt/tecnologia/noticia/a-internet-mudou-a-nossa-percepcao-do-tempo-1573458>. Acesso em: 7 ago. 2016.

LICHTY, P. Histórias do desaparecimento/desaprecimento de histórias. In: D. Domingues. Arte e Vida no Século XXI: tecnologia, ciências e criatividade. p. 206-315. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

MAFFESOLI, M. No fundo das aparências. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1999.

NEGROPONTE, N. Being Digital. Alfred A. Knopf, 1995.

NEGROPONTE, N. El mundo digital: Un futuro que ya ha llegado. Espanha: Ediciones B., 2000.

SANTAELLA, L. Comunicação Ubíqua: Repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

TESSMAN, R. Explorando a era digital: ciberespaço. 11 out. 2013. Disponível em: <http://ramontessmann.com.br/explorando-era-digital-ciberespaco>. Acesso em: 12 abr. 2016, em Ramon Tessman.

VIRILIO, P. A bomba informática. São Paulo: Estação Liberdade, 1999.

Publicado

01/10/2017

Cómo citar

MESTRE, Isa. LITERATURA DIGITAL INTERATIVA, UMA LITERATURA À MEDIDA DO NOSSO TEMPO. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 4, n. 1, p. 85–108, 2017. DOI: 10.21721/p2p.2017v4n1.p85-108. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/3986. Acesso em: 24 nov. 2024.