“Educação da Sensibilidade - informação em arte e tecnologias para inclusão social

Autores

  • Lena Vania Ribeiro Pinheiro IBICT/DEP

Palavras-chave:

Inclusão social, Informação em Arte, Educação pela Arte, Educação da sensibilidade, Competência informacional, Tecnologias da Informação e Comunicação, Sociedade da Informação

Resumo

Discute-se o potencial da informação em arte, educação pela arte, educação da sensibilidade, competência informacional e tecnologias de informação e comunicação (TICs), embasada nas idéias e conceitos de Fisher (necessidade da arte), de Read (educação pela arte e educação da sensibilidade) e de Silva (consciência). São considerados a sociedade da informação, as políticas públicas e o papel de museus e bibliotecas de arte neste processo. É preciso reconhecer que a convergência dos componentes estudados pode conduzir à inclusão social.

Palavras-chave

Inclusão social; Informação em arte; Educação pela arte; Educação da sensibilidade; Competência informacional; Tecnologias da informação e comunicação; Sociedade da informação.

“Education of sensitiveness‿, information on art and technologies for social inclusion

Abstract

This paper discusses about resourcefulness of information on Art, Education through Art, education of sensitiveness, informational competency and technologies of information and communication (TICs), based on Fisher’s ideas and concepts (need of Art), Read’s (education through Art and education of sensitiveness), and Silva’s (consciousness). Information society, public policies, and the role of Art museums and libraries are taken into consideration in this process. It is necessary to have in mind that convergence of the components studied can lead to social inclusion.

Keywords

Social inclusion; Information on art; Education through art; Education of sensitiveness; Informational competency; Technologies of information and communication; Information society.

Biografia do autor

Lena Vania Ribeiro Pinheiro, IBICT/DEP

IBICT/DEP lenavania@ibict.br

Downloads

Publicado

03/10/2005

Como citar

Pinheiro, L. V. R. (2005). “Educação da Sensibilidade - informação em arte e tecnologias para inclusão social. Inclusão Social, 1(1). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1508

Edição

Seção

Artigos