“Educação da Sensibilidade - informação em arte e tecnologias para inclusão social
Keywords:
Inclusão social, Informação em Arte, Educação pela Arte, Educação da sensibilidade, Competência informacional, Tecnologias da Informação e Comunicação, Sociedade da InformaçãoAbstract
Discute-se o potencial da informação em arte, educação pela arte, educação da sensibilidade, competência informacional e tecnologias de informação e comunicação (TICs), embasada nas idéias e conceitos de Fisher (necessidade da arte), de Read (educação pela arte e educação da sensibilidade) e de Silva (consciência). São considerados a sociedade da informação, as políticas públicas e o papel de museus e bibliotecas de arte neste processo. É preciso reconhecer que a convergência dos componentes estudados pode conduzir à inclusão social.
Palavras-chave
Inclusão social; Informação em arte; Educação pela arte; Educação da sensibilidade; Competência informacional; Tecnologias da informação e comunicação; Sociedade da informação.
“Education of sensitiveness‿, information on art and technologies for social inclusion
Abstract
This paper discusses about resourcefulness of information on Art, Education through Art, education of sensitiveness, informational competency and technologies of information and communication (TICs), based on Fisher’s ideas and concepts (need of Art), Read’s (education through Art and education of sensitiveness), and Silva’s (consciousness). Information society, public policies, and the role of Art museums and libraries are taken into consideration in this process. It is necessary to have in mind that convergence of the components studied can lead to social inclusion.
Keywords
Social inclusion; Information on art; Education through art; Education of sensitiveness; Informational competency; Technologies of information and communication; Information society.
Downloads
Published
Issue
Section
License
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Inclusão Social, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do Ibict;
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.