Internacionalização: o papel de educação corporativa no desenvolvimento de colaboradores e empresas cosmopolitas

Autores

  • Miguel Trigo Universidade Fernando Pessoa

Palavras-chave:

Educação corporativa, Internationalização, Estratégia, Fatores críticos de sucesso.

Resumo

Analisa o papel da educação corporativa (EC) no processo de internacionalização das empresas. Como o primeiropasso na definição de uma boa estratégia de educação corporativa é conhecer a realidade do foco do trabalho,os principais desafios que se colocam às empresas que decidem iniciar seus processos de internacionalizaçãosão verificados. Em seguida, se debruça sobre aqueles que podem ser considerados os principais fatores críticosde sucesso para o processo de internacionalização de uma empresa, ou seja, atendendo aos principais desafiosidentificados, quais deverão ser as soluções que não podem deixar de ser implementadas para que o processo possavir a ter êxito. Conclui com a visão sobre o papel que a educação corporativa deve desempenhar nos esforços deinternacionalização de uma empresa.

Biografia do autor

Miguel Trigo, Universidade Fernando Pessoa

Doutor em Ciências da Informação e da Comunicação pela Université du Sud (Toulon-Var) – França.Professor da Universidade Fernando Pessoa – Porto – Portugal.

Downloads

Publicado

24/06/2015

Como citar

Trigo, M. (2015). Internacionalização: o papel de educação corporativa no desenvolvimento de colaboradores e empresas cosmopolitas. Inclusão Social, 7(1). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1753