Internacionalização: o papel de educação corporativa no desenvolvimento de colaboradores e empresas cosmopolitas

Autores/as

  • Miguel Trigo Universidade Fernando Pessoa

Palabras clave:

Educação corporativa, Internationalização, Estratégia, Fatores críticos de sucesso.

Resumen

Analisa o papel da educação corporativa (EC) no processo de internacionalização das empresas. Como o primeiropasso na definição de uma boa estratégia de educação corporativa é conhecer a realidade do foco do trabalho,os principais desafios que se colocam às empresas que decidem iniciar seus processos de internacionalizaçãosão verificados. Em seguida, se debruça sobre aqueles que podem ser considerados os principais fatores críticosde sucesso para o processo de internacionalização de uma empresa, ou seja, atendendo aos principais desafiosidentificados, quais deverão ser as soluções que não podem deixar de ser implementadas para que o processo possavir a ter êxito. Conclui com a visão sobre o papel que a educação corporativa deve desempenhar nos esforços deinternacionalização de uma empresa.

Biografía del autor/a

  • Miguel Trigo, Universidade Fernando Pessoa
    Doutor em Ciências da Informação e da Comunicação pela Université du Sud (Toulon-Var) – França.Professor da Universidade Fernando Pessoa – Porto – Portugal.

Publicado

24/06/2015

Cómo citar

Internacionalização: o papel de educação corporativa no desenvolvimento de colaboradores e empresas cosmopolitas. (2015). Inclusão Social, 7(1). https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1753