Deficiência intelectual: causas e importância do diagnóstico e intervenção precoces

Autores

  • José Salomão Schwartzman Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Vivian Renne Gerber Lederman

Palavras-chave:

Deficiência intelectual, Causas da deficiência intelectual, Diagnóstico precoce, Intervenção precoce

Resumo

Ao longo dos últimos anos, a definição de deficiência intelectual bem como sua nomenclatura têm se modificado. A ampliação do conhecimento de suas causas, como e quando diagnosticar, bem como quais intervenções e quando iniciá-las têm sido objeto de discussões. O objetivo deste artigo é apresentar a definição de deficiência intelectual atual, suas principais causas e aspectos envolvidos em seu diagnóstico. Também se discutem a importância do diagnóstico precoce e as intervenções necessárias, tanto em relação às causas da deficiência intelectual, como para o indivíduo em si. Quanto antes o diagnóstico, mais adequadas poderão ser as intervenções, auxiliando o desenvolvimento das capacidades do indivíduo e sua inclusão social.

Biografia do autor

José Salomão Schwartzman, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Neurologia / Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Brasil. Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie) - São Paulo, SP – Brasil.Diretor Científico e Médico da Associação Brasileira da Síndrome de Rett - São Paulo, Brasil.

Vivian Renne Gerber Lederman

Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie), Brasil. 

Downloads

Publicado

01/12/2017

Como citar

Schwartzman, J. S., & Lederman, V. R. G. (2017). Deficiência intelectual: causas e importância do diagnóstico e intervenção precoces. Inclusão Social, 10(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4028