Fórum Permanente de Educação Especial da Baixada Fluminense: pesquisa e extensão na formação de professores

Autores

  • Márcia Denise Pletsch Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto Multidisciplinar.
  • Flávia Faissal de Souza

Palavras-chave:

Políticas de Educação Inclusiva, Educação Especial, Formação de Professores

Resumo

Tomando como foco o Fórum Permanente de Educação Especial da Baixada Fluminense (FPEEBF), criado a partir de projetos de pesquisas e extensão do Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional(ObEE), o objetivo é analisar o perfil e a política de formação de professores de cinco municípios da Baixada Fluminense participantes do FPEEBF e os impactos das atividades de formação de professores desenvolvidas no escopo do ObEE. A metodologia foi construída a partir dos princípios da abordagem qualitativa pautada na pesquisa-ação com realização de observações e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam para as contradições e disputas presentes na condução das políticas públicas educacionais, bem como para a fragilidade das diretrizes políticas de educação especial e inclusiva, sobretudo quando se analisam as traduções locais e a precariedade política e financeira. Entretanto, os dados têm indicado caminhos e possibilidades construídos pelos gestores locais, ressaltando a importância da parceria entre as redes públicas de ensino básico e as instituições públicas de ensino superior na construção de projetos de pesquisa e extensão que possibilitem avançar na produção científica a respeito das múltiplas dimensões que envolvem o processo de inclusão e de formação de professores.

Biografia do autor

Márcia Denise Pletsch, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto Multidisciplinar.

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - RJ - Brasil. Professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) - Nova Iguaçu, RJ - Brasil.

Flávia Faissal de Souza

Pós-Doutorado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) - RJ - Brasil. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Campinas, SP - Brasil. Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - RJ - Brasil.

Downloads

Publicado

02/03/2018

Como citar

Pletsch, M. D., & Souza, F. F. de. (2018). Fórum Permanente de Educação Especial da Baixada Fluminense: pesquisa e extensão na formação de professores. Inclusão Social, 11(1). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4078

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)