Educação a Distância, Educação Aberta e inclusão - Dos Modelos Transmissivos às Práticas Abertas

Autores

  • Lúcia Amante Universidade Aberta - Portugal
  • António Quintas-Mendes

Palavras-chave:

Educação a Distância, Educação Aberta, Recursos Educacionais Abertos, Práticas Educacionais Abertas, Ambientes Pessoais de Aprendizagem

Resumo

Partindo do princípio de base da democratização do conhecimento e acesso ao saber, subjacente à Educação a Distância, procuramos neste texto situar a conceção de Educação em geral e dos seus modelos, no contexto histórico, económico e social em que se desenvolvem, contrapondo as necessidades da sociedade industrial com as que emergem na atual sociedade em rede. Abordamos depois o papel específico da Educação a Distância (EaD) e detemo-nos na evolução destes sistemas e dos seus modelos pedagógicos, decorrentes da inovação tecnológica, referindo em particular o caso da Universidade Aberta portuguesa (UAb). Em seguida abordamos o conceito de Educação Aberta, que vai mais além que o de Educação a Distância e ao qual se associam conceitos e práticas como a dos Recursos Educacionais Abertos (REA), Práticas Educacionais Abertas (PEA) e Ambientes Pessoais de Aprendizagem (APA), fundamentais no desenvolvimento e amadurecimento quer da EaD quer da Educação Aberta. A concluir, refletimos sobre o papel que a EaD e as evoluções que lhe estão associadas poderão ter na mudança de um paradigma de ensino transmissivo para o desenvolvimento de contextos de aprendizagem que privilegiem práticas abertas, participadas e transformadoras. Práticas que propiciem o desenvolvimento de competências pertinentes para um mundo em constante mudança e que promovam, simultaneamente, a emancipação humana rumo a uma sociedade verdadeiramente aberta e inclusiva.

Biografia do autor

Lúcia Amante, Universidade Aberta - Portugal

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Aberta (UAb), Lisboa, Portugal.                                Docente na UAb e investigadora no Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D), Lisboa, Portugal.            

António Quintas-Mendes

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Aberta (UAb), Lisboa, Portugal.                                 Docente na UAb e investigador no Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D), Lisboa, Portugal.  

Downloads

Publicado

04/04/2018

Como citar

Amante, L., & Quintas-Mendes, A. (2018). Educação a Distância, Educação Aberta e inclusão - Dos Modelos Transmissivos às Práticas Abertas. Inclusão Social, 10(1). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4172