Educação a Distância, Educação Aberta e inclusão - Dos Modelos Transmissivos às Práticas Abertas

Lúcia Amante, António Quintas-Mendes

Resumo


Partindo do princípio de base da democratização do conhecimento e acesso ao saber, subjacente à Educação a Distância, procuramos neste texto situar a conceção de Educação em geral e dos seus modelos, no contexto histórico, económico e social em que se desenvolvem, contrapondo as necessidades da sociedade industrial com as que emergem na atual sociedade em rede. Abordamos depois o papel específico da Educação a Distância (EaD) e detemo-nos na evolução destes sistemas e dos seus modelos pedagógicos, decorrentes da inovação tecnológica, referindo em particular o caso da Universidade Aberta portuguesa (UAb). Em seguida abordamos o conceito de Educação Aberta, que vai mais além que o de Educação a Distância e ao qual se associam conceitos e práticas como a dos Recursos Educacionais Abertos (REA), Práticas Educacionais Abertas (PEA) e Ambientes Pessoais de Aprendizagem (APA), fundamentais no desenvolvimento e amadurecimento quer da EaD quer da Educação Aberta. A concluir, refletimos sobre o papel que a EaD e as evoluções que lhe estão associadas poderão ter na mudança de um paradigma de ensino transmissivo para o desenvolvimento de contextos de aprendizagem que privilegiem práticas abertas, participadas e transformadoras. Práticas que propiciem o desenvolvimento de competências pertinentes para um mundo em constante mudança e que promovam, simultaneamente, a emancipação humana rumo a uma sociedade verdadeiramente aberta e inclusiva.


Palavras-chave


Educação a Distância; Educação Aberta; Recursos Educacionais Abertos; Práticas Educacionais Abertas; Ambientes Pessoais de Aprendizagem

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Lúcia Amante, António Quintas-Mendes, António Quintas-Mendes

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.