Novas tecnologias no ensino: a inovação tecnológica nas Universidades Federais Brasileiras

  • Albeiro Mejia Trujillo
Palavras-chave: Novas tecnologias, Ensino Superior, Plataformas Digitais, Programas, Aplicativos

Resumo

Neste artigo, resultado de consultoria do autor à OEI/SESu, são apresentados e discutidos dados sobre o uso de tecnologias digitais no ensino superior, nas Universidades Federais Brasileiras. O estudo explora aspectos como: preparação e qualificação dos docentes das universidades federais para utilizar tecnologias aplicadas ao ensino; condições físicas como tamanho das turmas e equipamentos disponíveis nas salas de aula; áreas dos cursos, tipo de grau e período de oferta dos cursos; disponibilidade de acesso institucional e/ou pessoal a equipamentos tecnológicos e seus recursos como aplicativos, programas, plataformas e suas funcionalidades no processo de ensino; concepções epistemológicas sobre aprendizagem e os impactos das tecnologias no processo de ensino; e as implicações da utilização das tecnologias digitais para a vivência profissional e interpessoal.

Biografia do Autor

Albeiro Mejia Trujillo

Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) - Brasil. Doutor em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Professor Universitário - Consultor UNESCO / OEI - Brasil.

Publicado
04/04/2018
Como Citar
TrujilloA. M. (2018). Novas tecnologias no ensino: a inovação tecnológica nas Universidades Federais Brasileiras. Inclusão Social, 10(1). Recuperado de http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4173