Empoderamento das mulheres

Autores

  • Maria Helena Santana Cruz

Palavras-chave:

Empoderamento, Poder, Gênero, Participação, Reconhecimento

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo refletir sobre o empoderamento da mulher na condição de sujeito político, elemento fundamental para sua emancipação e participação ativa na sociedade. Com vistas a alcançar o objetivo proposto, desenvolveu-se um estudo de natureza teórica, em diálogo com vertentes do conceito de gênero e poder, entre outros. O empoderamento envolve um processo político para gerar compreensão dos complexos fatores que criam subordinação/exclusão das mulheres do mundo público/político e engendrar consciência sobre a reformulação/desconstrução dos atuais esquemas políticos e sociais da sociedade. Tais aspectos correspondem às alternativas de sobrevivência de várias mulheres e suas famílias, sobretudo as de baixa renda, pois levam demandas do espaço privado para os espaços públicos, influenciando nos processos de tomadas de decisões.

Biografia do autor

Maria Helena Santana Cruz

Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) - SE - Brasil. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) - BA - Brasil. Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS) - SE - Brasil. Coordenadora da REDE Feminista Norte-Nordeste de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre a Mulher e Relações de Gênero (2016-2018). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre a Mulher e Relações de Gênero (NEPIMG). Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Formação, Processo de Trabalho e Relações de Gênero do CNPq.

Downloads

Publicado

13/08/2018

Como citar

Cruz, M. H. S. (2018). Empoderamento das mulheres. Inclusão Social, 11(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4248