Gamificação como estratégia motivacional para cursos na plataforma Escola do Trabalhador: um relato de experiência

Wander Cleber Maria Pereira da Silva, Gabriela Chaves de Moraes, Lucas Soares Souza, Mateus Vieira da Silva Roriz, Mateus de Oliveira Barbosa

Resumo


Nos cursos a distância, o grau de envolvimento dos cursistas tem sido um problema recorrente. Visando mitigar essa questão, foi gamificado um curso da plataforma de ensino a distância Escola do Trabalhador do Ministério do Trabalho. A gamificação proposta utilizou conceitos, mecânicas e técnicas baseados no framework Octalysis. O artigo relata essa experiência, detalhando como foi o processo de construção, as principais características e os desafios relacionados ao processo de gamificar um curso em uma plataforma EaD. Analisando a gamificação realizada, pode-se observar que técnicas como Narrativa, Pontos, Virtual Goods e barras de progresso se mostraram mais apropriadas em função do grande alcance de perfis de jogadores e com isso se correlaciona bem com a proposta de EaD. Finalmente, em função de o curso estar em fase de implantação, ainda não foi possível aferir os resultados efetivos da gamificação sobre a motivação dos cursistas; assim, pesquisas nesse sentido deverão ser realizadas no futuro.


Palavras-chave


Ensino a distância (EaD); Gamificação; Octalysis; Motivação; Core Drive

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Direitos autorais 2019 Wander Cleber Maria Pereira da Silva, Gabriela Chaves de Moraes, Lucas Soares Souza, Mateus Vieira da Silva Roriz, Mateus de Oliveira Barbosa

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