Violência e ações coletivas no Brasil: reflexões para a intervenção psicossocial

Autores

  • Elza Maria Techio Universidade Federal da Bahia https://orcid.org/0000-0002-8229-7674
  • Ana Raquel Rosas Torres Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Yuri Sá Oliveira Sousa Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Resumo

Desde 2013 temos presenciado inúmeras manifestações políticas que, a partir de diferentes pautas, reivindicam mudanças sociais. Ao mesmo tempo, temos visto que as ações policiais que visam reprimi-las têm usado estratégias de violência de modo frequente. Por outro lado, as polícias brasileiras são conhecidas por sua truculência e violência seletiva, sendo a juventude negra e pobre seu alvo mais frequente. Tendo essas ideias em tela, este trabalho objetiva analisar em que medida jovem universitária apoiam o uso da violência policial na repressão de manifestações políticas. Também se investiga em que medida esse apoio é influenciado pela cor da vítima dessa violência e pela cidade de origem do participante. Os participantes foram 672 estudantes universitários de ciências humanas e exatas, de três universidades brasileiras das regiões Sul e Nordeste. Em conjunto, os resultados mostram a ampla rejeição ao uso da força policial contra os participantes de uma manifestação política. Esses resultados são discutidos ampliando a noção de violência institucional, seus significados, fatores geradores e formas de enfrentamento.

Biografia do autor

Elza Maria Techio, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Psicologia Social pela Universidad del Pais Vasco- Espanha. Professora da Graduação e Pós-Graduação do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia. 

Ana Raquel Rosas Torres, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

PhD em Psicologia, University of Kent at Canterbury (UKC), Reino Unido
Professora de Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Paraíba, Brasil
ID ORCID: 0000-0002-3161-0309

Yuri Sá Oliveira Sousa, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

PhD em Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil.
Professor de Psicologia Social da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil.
ID ORCID: 0000-0002-8713-5543

Downloads

Publicado

13/01/2021

Como citar

Techio, E. M., Rosas Torres, A. R., & Sá Oliveira Sousa, Y. (2021). Violência e ações coletivas no Brasil: reflexões para a intervenção psicossocial. Inclusão Social, 13(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/5531