A avaliação discente em cursos de graduação a distância e as necessidades de informação dos docentes online: A visão de especialistas europeus e brasileiros

Autores

Palavras-chave:

Docência no ensino superior a distância, Avaliação na EaD, Ambiente virtual de aprendizagem, Necessidades e usos da informação

Resumo

O objetivo foi identificar e analisar as concepções de avaliação e as necessidades de informação dos docentes online na avaliação discente em cursos de graduação a distância por intermédio de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). A pesquisa teve como base a abordagem qualitativa, com entrevista semiestruturada com questões abertas com professores pesquisadores e especialistas em EaD brasileiros e europeus, entrevistas não estruturadas com demais atores da EaD e observação assistemática nas visitas in loco nas universidades europeias. Utilizou-se  de técnicas e processos de Análise de Conteúdo Qualitativa para processamento das entrevistas, com suporte dos softwares Nvivo e Freemind. Conclui-se, dentre outros aspectos: o processo de EaD ainda tem predominância do modelo industrial de produção e, com as devidas exceções, a avaliação segue uma concepção somativa para fins de exame; que as necessidades de informação de docentes, nos processos de avaliação discente, transcendem a mera visão tecnológica, sendo que os aspectos metodológicos e os processos de formação inicial e continuada do docente cumprem papel de centralidade; as necessidades de informação dos docentes online não são devidamente consideradas; a formação aligeirada, o pouco  reconhecimento e a precarização da atividade do docente online é um desafio para uma proposta de avaliação mais emancipadora, processual, contínua, diagnóstica e formativa.

Biografia do Autor

  • José Leonardo Oliveira Lima, Universidade Estadual de Goiás

    Doutor em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Brasil.

  • Miriam Paula Manini, Universidade de Brasília

    Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) - SP - Brasil. Professora da Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil.

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Publicado

04/04/2018

Como Citar

A avaliação discente em cursos de graduação a distância e as necessidades de informação dos docentes online: A visão de especialistas europeus e brasileiros. (2018). Inclusão Social, 10(1). https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4182