RETRATOS DA VIVÊNCIA AMAZÔNICA: CONTRIBUIÇÃO DA PRÁTICA EDUCOMUNICATIVA NO APERFEIÇOAMENTO DA REPRESENTAÇÃO DA REALIDADE MARAJOARA

  • Elias Santos Serejo Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Hericley Serejo Santos Instituto Federal do Pará (IFPA)
  • Luã Caldos de Oliveira

Resumo

A educação é um dos caminhos para diminuir a desigualdade no acesso às tecnologias de informação e comunicação. Na interface entre Educação e Comunicação, a prática educomunicativa apresenta-se, então, como alternativa para desenvolver linguagens que os dispositivos digitais promovem, como a fotografia. Neste trabalho, buscamos compreender como essa abordagem contribuiu para melhorar a captura de imagens por discentes do Instituto Federal do Pará, Campus Breves, localizado no Marajó, e transformar o olhar crítico para o espaço em que estão inseridos, a partir da realização de uma oficina de fotografia. Para isso, analisamos os dados coletados por meio da aplicação de questionário. Percebemos que a familiaridade dos jovens em utilizam recursos tecnológicos não garante o domínio teórico sobre o funcionamento e potencialidade disponibilizados por eles, demonstrando que a Educomunicação pode contribuir para que essa lacuna seja preenchida, possibilitando o alcance de melhores resultados na busca de uma educação cidadã e emancipatória.

Biografia do Autor

Elias Santos Serejo, Universidade Federal do Pará (UFPA)
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (Unama). Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM/UFPA).
Hericley Serejo Santos, Instituto Federal do Pará (IFPA)
Relações Públicas do Instituto Federal do Pará, Campus Breves-PA. Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica (IFPA). MBA em Marketing, Propaganda e Comunicação Integrada. Especialização em Gerenciamento de Projetos – Práticas PMI.
Luã Caldos de Oliveira

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Pará, Campus Breves-PA. Doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA-UFPA). Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA-UFPA). Especialista em Docência do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (IFPA). Tecnólogo em Alimentos (CCNT-UEPA).

Referências

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Publicado
01/10/2019
Como Citar
SerejoE. S.; SantosH. S.; de OliveiraL. C. RETRATOS DA VIVÊNCIA AMAZÔNICA: CONTRIBUIÇÃO DA PRÁTICA EDUCOMUNICATIVA NO APERFEIÇOAMENTO DA REPRESENTAÇÃO DA REALIDADE MARAJOARA. P2P E INOVAÇÃO, v. 6, n. 1, p. 228-245, 1 out. 2019.
Seção
Artigos