RETRATOS DA VIVÊNCIA AMAZÔNICA: CONTRIBUIÇÃO DA PRÁTICA EDUCOMUNICATIVA NO APERFEIÇOAMENTO DA REPRESENTAÇÃO DA REALIDADE MARAJOARA
DOI:
https://doi.org/10.21721/p2p.2019v6n1.p228-245Resumo
A educação é um dos caminhos para diminuir a desigualdade no acesso às tecnologias de informação e comunicação. Na interface entre Educação e Comunicação, a prática educomunicativa apresenta-se, então, como alternativa para desenvolver linguagens que os dispositivos digitais promovem, como a fotografia. Neste trabalho, buscamos compreender como essa abordagem contribuiu para melhorar a captura de imagens por discentes do Instituto Federal do Pará, Campus Breves, localizado no Marajó, e transformar o olhar crítico para o espaço em que estão inseridos, a partir da realização de uma oficina de fotografia. Para isso, analisamos os dados coletados por meio da aplicação de questionário. Percebemos que a familiaridade dos jovens em utilizam recursos tecnológicos não garante o domínio teórico sobre o funcionamento e potencialidade disponibilizados por eles, demonstrando que a Educomunicação pode contribuir para que essa lacuna seja preenchida, possibilitando o alcance de melhores resultados na busca de uma educação cidadã e emancipatória.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Lígia Beatriz Carvalho de. Projetos de intervenção em educomunicação. Campina Grande-PB, 2016. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4615056/mod_resource/content/1/Projetos de Intervenção.pdf. Acesso em 12 set. 2019.
ARAUJO, Ronaldo; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, Natal, v. 52, n. 38, p. 61-80, mai/ago. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7956/5723. Acesso em: 28 jul. 2018.
BRASIL. Governo Federal. Grupo Executivo Interministerial. Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável para o Arquipélago do Marajó: resumo executivo da versão preliminar para discussão nas consultas públicas / Governo Federal, Grupo Executivo Interministerial. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2007.
INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária Subsequente ao Ensino Médio. Campus Breves-PA, 2016. Disponível em: http://breves.ifpa.edu.br/documentos/audin/1265-tecnico-em-agropecuaria-1/file. Acesso em: 12 set. 2019.
CORREA, Avani Maria de Campos. Educomunicação: Aspectos Históricos e Perspectiva no Brasil. In: SILVA, Diva (Org.). Educomunicação: reflexões e práticas educativas. 1ª Ed. Eletrônica. Uberlândia: Navegando, 2017. Disponível em: https://issuu.com/navegandopublicacoes/docs/combinepdf__1_-min_b5bd635e73fa88. Acesso em: 23 jul. 2018.
KOFFERMANN, Marcia. Como sistematizar um Projeto Educomunicacional? 1ª Ed. Brasília: Edebê Brasil, 2018, 16p.
MAUAD, Ana Maria. Através da Imagem: fotografia e história-interfaces. Tempo, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 73-98, dez. 1996. Disponível em: http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_dossie/artg2-4.pdf. Acesso em: 16 set. 2018.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
MARTÍN-BARBERO, J.; BARCELOS, C. Comunicação e mediações culturais. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, p. 151–163, 2000. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistainter com/article/view/ 2010/1788. Acesso em: 1 nov. 2018.
OROZCO GÓMEZ, Guilherme. Educação: recepção midiática, aprendizagens e cidadania. São Paulo: Paulinas, 2014.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 3 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
OLIVEIRA, Marta Olivia Rovedder de; UBAL, Danine Chaiane Pereira das Neves; CORSO, Kathiane Benedi. Meu smartphone, uma extensão de mim: self estendido e os paradoxos tecnológicos. In: Anais do XVII Seminário em Administração. São Paulo, SP, Brasil, 2014. Disponível em: http://sistema.semead.com.br/17semead/resultado/trabalhosPDF/671.pdf. Acesso em: 26 ago. 2018.
PACHECO, Agenor Sarraf. Os estudos culturais em outras margens: identidades afroindígenas em “zonas de contato” amazônicas. Fênix Revista de História e Estudos Culturais, Uberlândia, n. 3, v. 9, p. 1-19, set./dez. 2012. Disponível em: http://www.revistafenix.pro.br/download-pdf.php?file=PDF30/ARTIGO_1_SECAO_LIVRE_AGENOR_SARRAF_PACHECO_FENIX_SET_OUT_NOV_DEZ_2012.pdf. Acesso em: 11 set. 2019.
PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Direito à comunicação comunitária, participação popular e cidadania. Lumina, Juiz de Fora, v. 1, n. 1, p. 1-29, jun. 2007. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20989. Acesso em: 27 ago. 2019.
SHULMAN, Lee S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 196-229, dez. 2014. Disponível em: http:// cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293/297. Acesso em: 23 fev. 2019.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do Ensino Médio. São Paulo: Paulinas, 2011.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: um campo de mediações. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 20, p. 12-24, set/dez. 2000. Disponível em: http://www.journals.usp.br/comueduc/article/view/36934/39656. Acesso em: 25 ago. 2018.
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.