RETRATOS DA VIVÊNCIA AMAZÔNICA: CONTRIBUIÇÃO DA PRÁTICA EDUCOMUNICATIVA NO APERFEIÇOAMENTO DA REPRESENTAÇÃO DA REALIDADE MARAJOARA
DOI:
https://doi.org/10.21721/p2p.2019v6n1.p228-245Abstract
A educação é um dos caminhos para diminuir a desigualdade no acesso às tecnologias de informação e comunicação. Na interface entre Educação e Comunicação, a prática educomunicativa apresenta-se, então, como alternativa para desenvolver linguagens que os dispositivos digitais promovem, como a fotografia. Neste trabalho, buscamos compreender como essa abordagem contribuiu para melhorar a captura de imagens por discentes do Instituto Federal do Pará, Campus Breves, localizado no Marajó, e transformar o olhar crítico para o espaço em que estão inseridos, a partir da realização de uma oficina de fotografia. Para isso, analisamos os dados coletados por meio da aplicação de questionário. Percebemos que a familiaridade dos jovens em utilizam recursos tecnológicos não garante o domínio teórico sobre o funcionamento e potencialidade disponibilizados por eles, demonstrando que a Educomunicação pode contribuir para que essa lacuna seja preenchida, possibilitando o alcance de melhores resultados na busca de uma educação cidadã e emancipatória.
Downloads
References
ALMEIDA, Lígia Beatriz Carvalho de. Projetos de intervenção em educomunicação. Campina Grande-PB, 2016. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4615056/mod_resource/content/1/Projetos de Intervenção.pdf. Acesso em 12 set. 2019.
ARAUJO, Ronaldo; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, Natal, v. 52, n. 38, p. 61-80, mai/ago. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7956/5723. Acesso em: 28 jul. 2018.
BRASIL. Governo Federal. Grupo Executivo Interministerial. Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável para o Arquipélago do Marajó: resumo executivo da versão preliminar para discussão nas consultas públicas / Governo Federal, Grupo Executivo Interministerial. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2007.
INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária Subsequente ao Ensino Médio. Campus Breves-PA, 2016. Disponível em: http://breves.ifpa.edu.br/documentos/audin/1265-tecnico-em-agropecuaria-1/file. Acesso em: 12 set. 2019.
CORREA, Avani Maria de Campos. Educomunicação: Aspectos Históricos e Perspectiva no Brasil. In: SILVA, Diva (Org.). Educomunicação: reflexões e práticas educativas. 1ª Ed. Eletrônica. Uberlândia: Navegando, 2017. Disponível em: https://issuu.com/navegandopublicacoes/docs/combinepdf__1_-min_b5bd635e73fa88. Acesso em: 23 jul. 2018.
KOFFERMANN, Marcia. Como sistematizar um Projeto Educomunicacional? 1ª Ed. Brasília: Edebê Brasil, 2018, 16p.
MAUAD, Ana Maria. Através da Imagem: fotografia e história-interfaces. Tempo, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 73-98, dez. 1996. Disponível em: http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_dossie/artg2-4.pdf. Acesso em: 16 set. 2018.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
MARTÍN-BARBERO, J.; BARCELOS, C. Comunicação e mediações culturais. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, p. 151–163, 2000. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistainter com/article/view/ 2010/1788. Acesso em: 1 nov. 2018.
OROZCO GÓMEZ, Guilherme. Educação: recepção midiática, aprendizagens e cidadania. São Paulo: Paulinas, 2014.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 3 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
OLIVEIRA, Marta Olivia Rovedder de; UBAL, Danine Chaiane Pereira das Neves; CORSO, Kathiane Benedi. Meu smartphone, uma extensão de mim: self estendido e os paradoxos tecnológicos. In: Anais do XVII Seminário em Administração. São Paulo, SP, Brasil, 2014. Disponível em: http://sistema.semead.com.br/17semead/resultado/trabalhosPDF/671.pdf. Acesso em: 26 ago. 2018.
PACHECO, Agenor Sarraf. Os estudos culturais em outras margens: identidades afroindígenas em “zonas de contato” amazônicas. Fênix Revista de História e Estudos Culturais, Uberlândia, n. 3, v. 9, p. 1-19, set./dez. 2012. Disponível em: http://www.revistafenix.pro.br/download-pdf.php?file=PDF30/ARTIGO_1_SECAO_LIVRE_AGENOR_SARRAF_PACHECO_FENIX_SET_OUT_NOV_DEZ_2012.pdf. Acesso em: 11 set. 2019.
PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Direito à comunicação comunitária, participação popular e cidadania. Lumina, Juiz de Fora, v. 1, n. 1, p. 1-29, jun. 2007. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20989. Acesso em: 27 ago. 2019.
SHULMAN, Lee S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 196-229, dez. 2014. Disponível em: http:// cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293/297. Acesso em: 23 fev. 2019.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do Ensino Médio. São Paulo: Paulinas, 2011.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: um campo de mediações. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 20, p. 12-24, set/dez. 2000. Disponível em: http://www.journals.usp.br/comueduc/article/view/36934/39656. Acesso em: 25 ago. 2018.
Downloads
Published
Issue
Section
License
The journal is published under the Creative Commons - Attribution - Noncommercial - Share Alike 3.0 Brazil.
The published work is considered collaboration and therefore the author will not receive any remuneration for this as well as anything will be charged in exchange for publication.
All texts are responsibility of the authors.
It’s allowed partial or total reproduction of the texts of the magazine since the source is cited.