Gestão de arquivos escolares

reflexões no âmbito do estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Fernanda da Silva Rodrigues Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Priscila Ribeiro Gomes UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2021v8n1.p121-143

Palavras-chave:

Arquivos escolares, Gestão de documentos, Arquivo Publico do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro

Resumo

O presente artigo teve por objetivo analisar as possibilidades de gestão de arquivos escolares. Para atender a essa finalidade, inicialmente contextualizou-se a gestão de documentos enquanto teoria e prática, o que permitiu apreender seus instrumentos e subsídios que podem auxiliar na organização dos arquivos escolares. Posteriormente levantou-se as ações de gestão desenvolvidas pelo Estado do Rio de Janeiro, através do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro; da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e o que já se encontra enquanto perspectivas no universo específico das escolas, com destaque aos profissionais disponíveis e atuantes que contribuem no seu fazer cotidiano para a gestão desses arquivos. Como resultado infere-se que ainda há uma ausência de práticas de gestão de documentos nas escolas e uma necessidade de aprimorar a gestão dos arquivos escolares, o que se constitui ainda como um desafio a ser enfrentado. Para enfrentar a questão consideramos necessário aproximar as ações de gestão de documentos estaduais já existentes das escolas; sensibilizar os sujeitos das escolas quanto à necessidade de gerirem e preservarem os documentos escolares; pensar estratégias de gestão de documentos que façam sentido no âmbito escolar e sensibilizar as autoridades quanto à necessidade das escolas serem espaços de atuação profissional para os arquivistas.

 

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Publicado

28/09/2021

Como citar

RODRIGUES, F. da S.; GOMES, P. R. Gestão de arquivos escolares: reflexões no âmbito do estado do Rio de Janeiro. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 8, n. 1, p. 121–143, 2021. DOI: 10.21721/p2p.2021v8n1.p121-143. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/5663. Acesso em: 27 abr. 2024.

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