A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO EVOCA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL?

métricas da informação, outros olhares, outras possibilidades diante a Brapci

Autores

  • Patrícia Souza dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Vitória, ES, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9297-9516
  • Margarete Farias de Moraes Universidade Federal do Espírito Santo - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Vitória, ES, Brasil
  • Marcelo Calderari Miguel Universidade Federal do Espírito Santo - Campus Goiabeiras, Vitória - ES, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7876-9392

DOI:

https://doi.org/10.21728/p2p.2023v9nesp.p400-416

Palavras-chave:

Ciência da Informação. Revistas científicas. Cidadania. Meio Ambiente. Cultura ambiental. Ciência da Informação. Comunicação científica.

Resumo

A Educação Ambiental é um processo imprescindível na cena e no debate nacional e internacional que envolve a Ciência da Informação. O  estudo consiste em estabelecer um painel métrico da informação, recorrendo ao acervo de publicações periódicas BRAPCI e diante o acervo de publicações situa-se elementos da abrangência temática acerca educação ambiental. Como metodologia, a pesquisa caracteriza-se como descritiva e bibliométrica e compreende o período de 2012 a 2021 de comunicações científicas indexadas no acervo de publicações em ciência da informação. Os resultados destaca o levantamento de 21artigos em 12 revistas científicas diversas e, os anos mais produtivos são 2014 e 2018; ambos com quatro itens documentais indexados. Conclui-se que a Educação Ambiental se mantém na embrionária pauta da literatura científica da ciência da informação, tangenciando construtos interdisciplinares em torno da sustentabilidade, educação em saúde, ecojornalismo, políticas públicas, responsabilidade social e tecnologia social.

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Biografia do autor

Patrícia Souza dos Santos , Universidade Federal do Espírito Santo - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Vitória, ES, Brasil

Nome Patrícia Souza dos Santos Correio
ORCID iD http://orcid.org/0000-0001-9500-153X
URL https://cienciadainformacao.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PPGCI/detalhes-de-pessoal?id=43139
Instituição/Afiliação Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910
País
Resumo da Biografia Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Especialização em Gestão de Biblioteca (FABRA), Bacharela em Biblioteconomia (UFES), Técnico em Gestão Empresarial (CEET Vasco Coutinho). Experiência em processamento técnico e biblioteca infantil. Desde 2015 bibliotecária do Senai - ES atuando em projetos de incentivo a leitura, pesquisa e inovação, visando a competência em informação dos alunos e professores.Patrícia Souza dos Santos
  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1876197638890270
  • ID Lattes: 1876197638890270
patricia.s.santos@edu.ufes.br |patriciassantos14@gmail.com,
Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910

Margarete Farias de Moraes, Universidade Federal do Espírito Santo - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Vitória, ES, Brasil

https://arquivologia.ufes.br/margarete-farias-de-moraes

Universidade Federal do Espírito Santo - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Vitória, ES, Brasil Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910
Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES) e Coordenador(a)-Adjunto(a) do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.

Bacharela em Arquivologia pela Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO (1993), Licenciatura e bacharel em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2001) e mestrado em História das Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (2005). É Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espirito Santo (PPGE/UFES). Atualmente é professora do Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Espirito Santo. Tem experiência em docência e organização de centros de documentação, arquivos médicos e administrativos, com ênfase no planejamento e gestão arquivísticos. Possui também experiência em docência na área de História, com ênfase em História das Ciências. Tem como campos de investigação a história, a educação e o gerenciamento de informação na área de saúde.

Marcelo Calderari Miguel, Universidade Federal do Espírito Santo - Campus Goiabeiras, Vitória - ES, Brasil

Nome Marcelo Calderari Miguel Correio
ORCID iD http://orcid.org/0000-0002-7876-9392
URL https://brapci.inf.br/index.php/res/v/30539
Instituição/Afiliação Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910
País Brasil
Resumo da Biografia Bibliotecário e Administrador pela Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFES) - Linha 2 - Memória, Representação e Informação; Especialista em Educação Científica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) | Membro do Grupo de Pesquisa (CNPq - DGP Reg. Nº: 8448/2017) Tabularium - Políticas de Arquivos: Observatório no Estado do Espírito Santo; desenvolvendo estudos empíricos e teóricos quanto à política, gestão, memória, patrimônio e preservação de documentos arquivísticos no Estado do Espírito Santo, nos variados suportes, nos arquivos públicos e privados.

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Publicado

05/06/2023

Como citar

SOUZA DOS SANTOS , P.; MORAES, M. F. de; MIGUEL, M. C. A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO EVOCA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL? : métricas da informação, outros olhares, outras possibilidades diante a Brapci. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, n. esp, p. 400–416, 2023. DOI: 10.21728/p2p.2023v9nesp.p400-416. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/6322. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos da Informação

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