Comunicação desfigurada pela violência e reconstrução da democracia

o caso do Lar de Amparo a Criança para Adoção (LACA- Maceió)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2023v10nesp2.p61-70

Palavras-chave:

Palavras-chave: Filosofia. Habermas. Psicanálise. Freud. Crianças. Democracia.

Resumo

O objetivo desse trabalho é apresentar a análise de caso experenciado pelos coautores em Unidade de Acolhimento em Maceió que recebe crianças de 0 a 6 anos em razão de desamparo e abandono. Foi utilizada a metodologia do estudo de campo, qualitativo, do tipo pesquisa-ação, a partir de visitações ao LACA. Pensar essa perspectiva a partir das relações entre Habermas, Freud e Winnicott, em uma relação entre Filosofia e Psicanálise a partir de processos comunicativos desfigurados pela violência e a urgência de postular processos reconstrutivos democráticos em que as ações linguísticas salvaguardem a integridade das crianças que viveram experiências deploráveis e foram rasuradas por comunicações desconfiguradas por diversos tipos de violências: físicas, psíquicas e emocionais. Concluiu-se que as crianças de tenra idade já apresentam comunicação desfigurada pela violência e que as relações consitutivas entre Estado de Direito Democrático e Justiça Social são forças constitutivas e imprescindíveis para a proteção dos seres humanos em níveis profundos de vulnerabilidades sociais. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anderson de Alencar Menezes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

    [1] Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco, Bacharel em Teologia pelo Centro Unisal - Campus Pio XI (São Paulo), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto/Portugal. Pós-Doutorado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas. Integra como Pesquisador o Grupo de Investigação em Teoria Crítica da Universidade de Valência-Espanha, sob a direção do Professor Dr. Benno Herzog. Membro do IBDFAM (Instituto Brasileiro do Direito de Família) No Estado de Alagoas- Pertence no âmbito deste Instituto à Comissão da Criança e do Adolescente). Pesquisador da Rede RIEV (Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violência - UFPB; Ufal; UFSC; Universidade de Valência - Espanha). Exerceu a função de Coordenador do Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Membro do Conselho Editorial da Edufal (Editora da Universidade Federal de Alagoas). Atualmente é PROFESSOR e PESQUISADOR DO MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO DO PPGE/CEDU/UFAL; Membro do CONSELHO EDITORIAL da Revista Eletrônica - COGNITIO da PUC SÃO PAULO; Membro da Sociedade Brasileira de Teologia Moral.

     

Referências

AGUIAR, Odilon Alves de. Ser, Consciência e Linguagem: Horizontes da Filosofia. Revista Educação em Debate. Fortaleza. Ano 21.V 2. NQ38, p. 29-35, 1999· Disponível em https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/14401/3/1999_art_oaaguiar.pdf

BOWLBY, John. Apego. A Natureza do Vínculo: apego e perda. V. 1. 3ª ed. Tradução de Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

HABERMAS, Jürgen. Conhecimento e Interesse. Rio de janeiro: Zahar Editores, 1973.

______. Dialética e Hermenêutica: para a crítica da hermenêutica de Gadamer. Porto Alegre L&PM Editores, 1987.

______A Lógica das Ciências Sociais. Petrópolis: Vozes, 2009.

LONDERO, Angélica Dotto Londero; SOUZA, Ana Paula Ramos. Prevenção e intervenção em casos de tendência antissocial em uma perspectiva winnicottiana: alterações de linguagem como sintoma inicial da deprivação ambiental. Rev. CEFAC, 2016.

RUPPERT, Franz. Quién soy Yo en una Sociedad Traumatizada? Tradução de Ana Maria Villar Peruga. Barcelona, Herder Editorial. 2019.

WINNICOTT, Donald. A Criança e o seu Mundo. Rio de Janeiro: LTC, 2019.

______. O Brincar e a Realidade. São Paulo: Ubu editora, 2019.

______. Privação e Delinquência. São Paulo: Martins Fontes, 2019.

______. Tudo começa em Casa. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

POLLI, José Renato. Violência e Direitos Humanos em Jürgen Habermas. Revista Lumen. V.315.81, 2018.

PRADO, José Luiz Aidar Prado. Habermas com Lacan: introdução crítica à teoria da ação comunicativa. São Paulo: Educ-Editora PUC-SP, 2014.

SILVA, Gustavo de Melo. Teoria do Agir Comunicativo na perspectiva de Jürgen Habermas: Implicações filosófico-educativas para a redução dos litígios sociais. São Carlos: Pedro & João, 2023.

Downloads

Publicado

30/11/2023

Como Citar

Comunicação desfigurada pela violência e reconstrução da democracia: o caso do Lar de Amparo a Criança para Adoção (LACA- Maceió). Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. esp2, p. 61–70, 2023. DOI: 10.21728/logeion.2023v10nesp2.p61-70. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6790. Acesso em: 3 dez. 2024.