Antonioni e as figuras do tempo
DOI:
https://doi.org/10.21728/logeion.2018v5n1.p102-119Keywords:
Indexação. Imagem-movimento. Imagem-tempo. Cinema. Antonioni.Abstract
Explora as noções deleuzinas sobre o cinema e problematiza elementos relacionados a indexação de filmes. Aprofunda as questões cinematográficas trabalhadas por Deleuze, que concebe dois principais regimes de imagens, compreendidos no cinema clássico e no cinema moderno. O cinema clássico é fundado na imagem-movimento, a qual submete o tempo à ação, já o cinema moderno, caracteriza-se pela imagem-tempo, a qual desvincula tempo e movimento e revela situações óticas e sonoras puras. Analisa o problema do tempo em três filmes dirigidos por Michelangelo Antonini, conhecidos como trilogia da incomunicabilidade, A Aventura (1960), A Noite (1961) e O Eclipse (1962). A partir da análise de filmes sob a abordagem deleuziana é possível ampliar as dimensões presentes na indexação, tanto no processo de leitura quanto de análise do documento, considerando a dimensão do afeto.
Downloads
References
A Aventura. [longa-metragem] Dir. Michelangelo Antonioni. Cinematografiche Europee - Société Cinématographique Lyre. França, Itália, 1960. 135mins.
A Noite. [longa-metragem] Dir. Michelangelo Antonioni. Nepi Film - Sofitedip e Silver Film. Itália, França, 1961. 122mins.
Blow Up: depois daquele beijo. [longa-metragem] Dir. Michelangelo Antonioni. Carlo Ponti ppela Metro Goldwyn Mayer. Reino Unido; Itália, 1967. 110mins.
DELEUZE, G. A lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2007.
DELEUZE, G. Bergsonismo. São Paulo: Ed. 34, 1999.Flaxman (2015)
DELEUZE, G. Cinema 1: a imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1985.
DELEUZE, G. Cinema 2: a imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2005.
DELEUZE, G. Conversações. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
DELEUZE, G. Crítica e clínica. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1997.
DELEUZE, G. O ato de criação. Folha de São Paulo, v. 27, p. 4, 1999. Disponível em:< http://www.filoczar.com.br/filosoficos/Deleuze/Gilles%20Deleuze%20- %20O%20ato%20de%20Cria%C3%A7%C3%A3o.pdf >. Acesso em: 22 abr. 2015.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia?. São Paulo: Ed. 34, 2010.
FLAXMAN, G. The brain is the screen: Deleuze and the philosophy of cinema. University of Minnesota, 2000.
KANT, E. Crítica da razão prática. 3.ed. São Paulo: Brasil Editora, 1958.
MACHADO, R. Deleuze, arte e filosofia. Rio de Janeiro, Zahar, 2009.
MANINI, M. P.; RONCAGLIO, C. Arquivologia & cinema: um olhar arquivístico sobre narrativas fílmicas. Brasília: Ed. UnB, 2016.
MATOS, Y. A. V. F. A crônica visual de Michelangelo Antonioni. 2007. Tese (Programa de Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
MOSTAFA, S.P.; CHARLES P. Gilles Deleuze a e Ciência da Informação. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 22, n. 1, p. 27-37, 2012.
MOSTAFA, S.P.; CHARLES P. Gilles Deleuze a e Ciência da Informação. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 22, n. 1, p. 27-37, 2012.
MOSTAFA, Solange Puntel; AMORIM, Igor Soares; SABBAG, Deise Maria Antonio. Eros e a Ciência da Informação. Em Questão. No prelo (2018).
MOSTAFA, Solange Puntel; MANINI, Miriam Paula. Imagem, memória e informação: o bergsonismo na ciência da informação. Revista Conhecimento em Ação, v. 2, n. 1, p. 2-18, 2017b.
MOSTAFA, Solange Puntel; MANINI, Mirim Paula. O Blow Up da Ciência da Informação. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 12, n. 1, 2017a.
MOSTAFA; NOVA CRUZ, D. V. Para ler a filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Campinas: Alínea, 2009.
MOSTAFA; NOVA CRUZ, D. V. Para ler a filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Campinas: Alínea, 2009.
NOVA CRUZ, Denise Viuniski; MOSTAFA, Solange Puntel. Informação-afeto: real sem ser atual, ideal sem ser abstrata. PerCursos, v. 15, n. 29, p. 39-56, 2014.
O Eclipse. [longa-metragem] Dir. Michelangelo Antonioni. Interopa Film - Cfineriz - Paris Film Production. França, Itália, 1962. 125mins.
O Passageiro, profissão repórter. [longa-metragem] Dir. Michelangelo Antonioni. Sony Classics. Espanha, Estados Unidos, França, Itália, 1975. 126 mins.
OLIVEIRA, R. A. Antonioni e a trilogia da incomunicabilidade (I). Blog Cineplot. 2008. Disponível em: < https://cinemaitalianorao.blogspot.com.br/2008/02/antonioni-e-trilogia-da.html >. Acesso em: 10 jan. 2017.
ORICCHIO, Luiz Fernando Zanin. A trilogia da incomunicabilidade de Antonioni. Blog Luiz Zanin: Cinema, cultura & afins. Estadão. 06 Agosto 2012 | 00h11. Disponível em : <http://cultura.estadao.com.br/blogs/luiz-zanin/a-trilogia-da-incomunicabilidade-de-antonioni/>.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Logeion: Filosofia da Informação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The journal is published under the Creative Commons - Attribution - Noncommercial - Share Alike 3.0 Brazil.
The published work is considered collaboration and therefore the author will not receive any remuneration for this as well as anything will be charged in exchange for publication.
All texts are responsibility of the authors.
It’s allowed partial or total reproduction of the texts of the magazine since the source is cited.