Antonioni e as figuras do tempo

Autores/as

  • Solange Puntel Mostafa USP
  • Igor Soares Amorim UFSC

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2018v5n1.p102-119

Palabras clave:

Indexação. Imagem-movimento. Imagem-tempo. Cinema. Antonioni.

Resumen

Explora as noções deleuzinas sobre o cinema e problematiza elementos relacionados a indexação de filmes. Aprofunda as questões cinematográficas trabalhadas por Deleuze, que concebe dois principais regimes de imagens, compreendidos no cinema clássico e no cinema moderno. O cinema clássico é fundado na imagem-movimento, a qual submete o tempo à ação, já o cinema moderno, caracteriza-se pela imagem-tempo, a qual desvincula tempo e movimento e revela situações óticas e sonoras puras. Analisa o problema do tempo em três filmes dirigidos por Michelangelo Antonini, conhecidos como trilogia da incomunicabilidade, A Aventura (1960), A Noite (1961) e O Eclipse (1962). A partir da análise de filmes sob a abordagem deleuziana é possível ampliar as dimensões presentes na indexação, tanto no processo de leitura quanto de análise do documento, considerando a dimensão do afeto.

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Biografía del autor/a

  • Solange Puntel Mostafa, USP
    Livre-Docente
  • Igor Soares Amorim, UFSC
    Doutorando

Referencias

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Publicado

31/08/2018

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Antonioni e as figuras do tempo. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 5, n. 1, p. 102–119, 2018. DOI: 10.21728/logeion.2018v5n1.p102-119. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4113. Acesso em: 21 nov. 2024.