Reconsiderações habermasianas para o conceito de ética da BNCC

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2023v10nesp2.p356-370

Keywords:

BNCC, ÉTICA, Jürgen Habermas

Abstract

Na história educacional, em particular nos PCNS (1997), a ética adquire o status de tema transversal para uma educação básica de qualidade, quando são inseridos os conceitos de justiça, dialogo, afetos e emoções, reciprocidade, diálogo e racionalidade enquanto conteúdos comuns para as práticas pedagógicas e para os conhecimentos específicos das disciplinas. Na BNCC, a referência exata a esse conceito se faz nas competências gerais 6, 7, 9 e 10, como também, na menção do termo formação que está presente na introdução dos tópicos que propõe bases para o pensar educativo das ciências humanas e sociais.  Desta forma, a intenção é propor, pela filosofia de Jürgen Habermas, uma nova abordagem conceitual sobre ética presente na BNCC. A pesquisa se constitui por uma análise bibliográfica e interpretativa da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), das obras de Jürgen Habermas e de artigos referentes à educação e agir comunicativo. Logo, no campo educacional, o conceito de ética, na BNCC, pode ter uma estruturação com indicações racionais e comunicativas, conteúdos possibilitados pelo filosofar brasileiro, e mobilização de conhecimentos a partir de princípios e lógicas de ordem geográfica e simbólica. Esta ordem tem como base procedimentos, conceitos e entendimentos intersubjetivos, dimensões que são conduzidas através de aprendizagens construídas pelo discurso, tanto em sua forma multidimensional como concordante entre os atores sociais.

Downloads

Download data is not yet available.

References

AISTRAN, Richard Salas. Ética intercultural: (re) leituras do pensamento latino-americano. Tradução e revisão de Dilnéia Tavares do Coutro e Jovino Pizzi. 2º ed. São Leopoldo: Oikos, 2021.

ARAÚJO, Fábio Rodrigo Fernandes.; CARNEIRO, Rosalvo Nobre. Pobreza e universalidade: diálogos entre Milton Santos e Jürgen Habermas para uma geoética. In: COLÓQUIO HABERMAS, 17., 2021, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos [...] Rio de Janeiro: Salute, 2021. p. 61-80. Disponível em: <https://coloquiohabermas.files.wordpress.com/2021/11/coloquio-habermas-2021.pdf>. Acesso em: 27 de set. 2023.

BANNWART JÚNIOR, Clodomiro José. Estruturas normativas da teoria da evolução social de Habermas. 2008. 275f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia, UNICAMP, Campinas, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Fundamental (SEF). Parâmetros Curriculares Nacionais: ética. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

CARNEIRO, Rosalvo Nobre. Aprendizagem dos princípios geoéticos universais, competência comunicativa e estágios de desenvolvimento moral. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 10, n.20, p.498-519, 2020. Disponível em: < https://www.revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/792. Acesso em: 28 de set.2023.

CARNEIRO, Rosalvo Nobre. Educação geográfica do agir comunicativo: Geografia escolar do mundo da vida. Curitiba: Appris, 2022.

HABERMAS, Jürgen. A ética da discussão e a questão da verdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. 2º ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

HABERMAS, Jürgen. Consciência moral e agir comunicativo. Tradução de Guido A. de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2013.

HABERMAS, Jürgen. Direito e Democracia: entre facticidade e validade vol 01. Rio de janeiro: Tempo Brasileiro, 1997b.

HABERMAS, Jürgen. Direito e Democracia: entre facticidade e validade vol 02. Rio de janeiro: Tempo Brasileiro, 1997c.

HABERMAS, Jürgen. Na esteira da tecnocracia: pequenos escritos políticos XII. São Paulo: Editora Unesp, 2014.

HABERMAS, Jürgen. Para a reconstrução do materialismo histórico. Tradução de Rúrion Melo. São Paulo: Editora Unesp, 2016.

HABERMAS, Jürgen. Pensamento pós-metafisico: estudos filosóficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.

HABERMAS, Jürgen. Técnica e ciência como ideologia. Lisboa: Edições 70, 1997a.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo vol 01: racionalidade da ação e racionalização social. Tradução de Paulo Astor Soether. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012a.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo vol 02: sobre a crítica da razão funcionalista. Tradução de Flavio Beno Siebeneichler. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012b.

HABERMAS, Jürgen. Verdade e justificação: ensaios filosóficos. Tradução de Milton Camargo Mota. São Paulo: Loyola, 2004.

HERMANN, Nadja. Ética e corpo: a relação silenciada. Educação e Pesquisa, v. 46, p.01-15, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ep/a/KBzPHNQP8rRb5GDghRQMKjP/>.Acesso em: 25 de set.2023.

HERMANN, Nadja. O enlace entre corpo, ética e estética. Revista Brasileira de Educação, v. 23, p. 01-16, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/c3Z3pVfgTsGT5BrC3jF3nJS/abstract/?lang=pt>. Acesso em 13 de set.2023.

MEDEIROS, José Washington de Moraes.; BRENNAND, Edna Gusmão de Góes. A utopia como atributo da educação emancipatória. Revista de Educação Pública, v.30, p. 01-20, 2021. Disponível em: <https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7777>. Acesso em 24 de set.2023.

PIZZI, Jovino. Ética e éticas aplicadas. Filosofia Unisinos, v. 05, n. 09, p. 179-197, 2004. Disponível em: <https://revistas.unisinos.br/index.php/filosofia/article/view/6555>. Acesso em 20 de set. 2023.

PIZZI, Jovino. Os elementos etnoculturais de uma pedagogia triangular: o caminho para a hospitalidade convivial. Revista de Educação Pública, v. 27, n.65/2, p. 657-673, 2018. Disponível em: <https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6888>. Acesso em: 10 de set. 2023

Published

30/11/2023

How to Cite

Reconsiderações habermasianas para o conceito de ética da BNCC. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. esp2, p. 356–370, 2023. DOI: 10.21728/logeion.2023v10nesp2.p356-370. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6786. Acesso em: 21 nov. 2024.