A competência em informação e os desafios para a sua democratização

Autores/as

  • Maria da Graça Gomes Almeida Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2023v9n2.p144-156

Palabras clave:

Competência em informação, Educação, Bibliotecas

Resumen

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da educação para a informação em diferentes contextos e etapas da vida humana, com vistas à consolidação da aplicação prática e democratização da competência em informação na sociedade brasileira, que, ainda, carece de atenção e novos esforços. Apoiadas na literatura da Ciências da Informação e áreas afins, a exemplo de Kuhlthau (2001), ACRL(2016), Belluzzo (2017), Dudziak (2005, 2016), Pereira e Alcará (2020), Menze (1981) e Le Boterf (2000, 1982), as reflexões apresentadas apontam que, considerando a igualdade de oportunidades educacionais para todos, a educação para a competência em informação precisa ser ofertada em instituições educativas, culturais e sociais, responsáveis pela promoção da educação relativa à formação dos indivíduos. Esta ainda não possibilita a todas as pessoas a oportunidade de acesso à educação para a informação na etapa da vida e contexto social em que se encontram, o que constitui um exemplo de uma realidade social injusta; que nega um direito humano básico.

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Publicado

08/03/2023

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A competência em informação e os desafios para a sua democratização. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, n. 2, p. 144–156, 2023. DOI: 10.21728/logeion.2023v9n2.p144-156. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6226. Acesso em: 21 nov. 2024.