Tecnologia da informação e comunicação na pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba
produções acadêmicas com posicionamentos críticos quanto à produção, uso e compartilhamento das informações
DOI:
https://doi.org/10.21728/logeion.2023v10n1.p181-199Palabras clave:
Analise Crítica., Produções acadêmicas., Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação., Tecnologia da Informação e Comunicação.Resumen
Busca identificar as produções acadêmicas dos egressos dos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba que possuem eixos temáticos relacionados às tecnologias da informação e comunicação, a fim de subsidiar a inquietação que originou a questão norteadora da pesquisa, a saber: Existe interesse dos pesquisadores da CI em discutir criticamente acerca da fundamentação, consistência e qualidade das informações produzidas e compartilhadas perante o alto índice de produção e disseminação ocasionado pelo avanço das TICs e, que trazem em sua essência posicionamentos críticos-reflexivos quanto à produção, uso e compartilhamento das informações diante do progresso dessas tecnologias. A pesquisa traz resultados quantitativos e qualitativos sobre os discentes e docentes do PPGCI/UFPB quanto aos interesses e posicionamentos críticos dos seus pesquisadores. Enfatiza a preocupação com a necessidade de habilitar os usuários das TICs para melhor aproveitar a dinamicidade e a capacidade produtiva e de compartilhamento resultantes dos avanços tecnológicos.
Descargas
Referencias
ALVES, C. A. L. A Informação Ideológica e sua Disseminação nas Redes Sociais: Uma análise a partir das teorias de Louis Althusser. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, João Pessoa, 2016.
ARAÚJO, W. J.; PINHO NETO, J.A.S.; CÓRDULA, F.R.A instantaneidade da informação. DataGramaZero, v. 16, n. 4, 2015. Disponível em:
http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/8081. Acesso em: 17 jul. 2022.
BANDEIRA, P. M. Movimento de Acesso Aberto no Brasil: contribuição do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia a partir da implementação do sistema eletrônico de editoração de revistas. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação, João Pessoa, 2017.
BRAZ, S. C. F. A produção colaborativa de conteúdos: Elementos Indicadores da Confiabilidade da Informação na Wikipédia e Enciclopédia Livre. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, João Pessoa, 2014.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
FARIAS, M. G. G. Movimento de Acesso Aberto no Brasil. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação, João Pessoa, 2011.
GOES, G.T.; BRANDALISE, M. T.; BONATTO, B. M.; SILVA, G.C. Teoria Crítica: Fundamentos e Possibilidades para Pesquisas em Avaliação Educacional. Revista Eletrônica Esquiseduca, v. 9, n. 17, p. 72–90, 2018. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/574. Acesso em: 18 jul. 2022.
GUEDES, V. L. da S.A bibliometria e a gestão da informação e do conhecimento científico e tecnológico: uma revisão da literatura. PontodeAcesso, , v. 6, n. 2, p. 74–109, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/5695. Acesso em: 18 jul. 2022.
LEÓN, L.P. Notícia 2021. Agência Brasil. 2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-08/brasil-tem-152-milhoes-de-pessoas com-acesso internet#:~:text=Com%20isso%2C%2081%25%20da%20popula%C3%A7%C3%A3o,16%2 0anos%20da%20s%C3%A9rie%20hist%C3%B3rica. Acesso em: 17 jul. 2022.
MENEGHETTI, F. K. Pragmatismo e os pragmáticos nos estudos organizacionais. Cadernos EBAPE.BR, v. 5, n. 1, p. 1-13, 2007.
PINHO NETO, J. A. de. As novas tecnologias da comunicação e informação diante da transversalidade entre natureza e cultura. Revista Culturas Midiáticas, v. 1, n. 1, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/11630. Acesso em: 22 jul. 2022.
OLIVEIRA, M. L. P. de. A inclusão digital nos telecentros de informação e educação de João Pessoa-PB. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, João Pessoa, 2014.
OLIVEIRA, M. L. P. de. Competência crítica em informação e fake news: das metodologias de fact-checking à auditabilidade do sujeito comum. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, João Pessoa, 2020.
REZENDE, Antônio. Curso de Filosofia para professores e alunos dos cursos de segundo grau e graduação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. P. 106.
SANTOS, P. L.V. A. da C. As novas tecnologias na formação do profissional da Informação. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Formação do profissional da Informação. São Paulo: Polis, 2002. 152p.; p.103-116
SANTOS, R. N. R. dos. Regime de informação das políticas públicas LGBTI+ no Brasil. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, João Pessoa, 2020.
SILVA, S. R. Análise do sistema de informação da biblioteca central da UFPB nos processos de gestão da informação para o setor de referência. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, João Pessoa, 2014.
SORDI, J. O. Elaboração de pesquisa científica: seleção, leitura e redação. São Paulo: Saraiva, 2013
TAGUE-SUTCLIFFE, J. An introduction to informetrics. Information Processing & Management, v. 28, issue 1, p.1-3, jan-fev. 1992. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/030645739290087G. Acesso em: 18 jul. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Estrutura Curricular. Disponível em: https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/programa/cursos.jsf. Acesso: 17 jul. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Resolução 01/2022. Revoga a Resolução nº 53/2016 do Consepe. Disponível em:https://sig-arq.ufpb.br/arquivos/202217723863944061647b5486300ad81/RESOLUO_01- 2022-_CONSEPE-Regulamenta_a_Estrutura_Acadmica_do_PPGCI-UFPB.pdf. Acesso: 17 jul. 2022.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Logeion: Filosofia da Informação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.