Mediação via representação temática da informação

uma leitura pela Teoria do Agir Comunicativo

Autores

  • Gerson Moreira Ramos Junior Universidade Federal do Espírito Santo
  • Meri Nadia Marques Gerlin Universidade Federal Do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2021v8n1.p77-90

Palavras-chave:

Agir comunicativo, Mediação da informação, Consenso linguístico, Representação temática

Resumo

Objetivo: O presente artigo visa apresentar o processo de Representação Temática da Informação como via mediadora da informação. Intenta-se demonstrar confluências entre a pragmática biblioteconômica e os conceitos que fundamentam a Teoria do Agir Comunicativo, numa perspectiva de reorientação das ações de mediação da informação a partir da ação comunicativa orientada para o consenso linguístico para a superação da colonização do mundo da vida.

Método: Construímos esse caminho por meio de uma pesquisa bibliográfica, buscando em bases de dados da área da Ciência da Informação produções que discorrem sobre tais conceitos, aproximando as discussões sobre representação temática, enquanto elemento de mediação da informação, e a referencialidade teórica habermasiana como possibilidade para a construção de uma abordagem crítica que possibilite aos indivíduos interagirem com a informação, por um processo mediador da informação reorientado por uma razão comunicativa, instada num consenso linguístico aceito por uma comunidade de usuários.

Resultado: Apresentamos a representação temática da informação como via pela qual se perfaz a mediação da informação, associando o processo técnico da representação temática da informação à Teoria do Agir Comunicativo. Vislumbra-se, desta maneira, propor uma mediação da informação que busque o consenso linguístico e a interação, via agir comunicativo, em oposição à razão instrumentalizada pelo capital, reorientando as ações para uma tomada de consciência que leve os atores envolvidos nos processos informativos à superação da visão hegemônica do capital, por meio do uso da razão comunicativa, a partir da qual o consenso estabelecesse por uma linguagem que visa o entendimento comum no ambiente sistêmico das bibliotecas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Meri Nadia Marques Gerlin, Universidade Federal Do Espírito Santo

    Doutorado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil(2015). Professora do Departamento de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Referências

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Profissional bibliotecário: um pacto com o excludente. In: BAPTISTA, Sofia Galvão; MUELLER, Suzana Pinheiro Machado (Org.). Profissional da informação: o espaço de trabalho. Brasília: Thesaurus, 2004. p. 70-86.

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de; BORTOLIN, S. Mediação da informação e da leitura. In: SILVA, T. E. da (Org.). Interdisciplinaridade e transversalidade em Ciência da Informação. Recife: Néctar, 2008. p. 67-85.

ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Mediação da Informação: ampliando o conceito da informação. In: VALENTIM. M. (Org.). Gestão da Informação e do Conhecimento. São Paulo: Polis: Cultura acadêmica, 2008. p. 41-52.

BICHERI, A. L. A. O. A mediação do bibliotecário na pesquisa escolar face a crescente virtualização da informação. 2008. 197 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2008.

CAVALCANTE, Katia Viana; SILVA DA, André Luiz Avelino; LOPES, Felipe Vlaxio. O Agir Comunicativo de Habermas em Bibliotecas Comunitárias: uma análise reflexiva sob a luz da mediação. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, ano 2017, v. 22, n. 3, p. 534-547, 2017. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br › racb › article › view. Acesso em: 30.10.2019.

ENCONTRO DE DIRETORES DE ESCOLAS DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 6., 2002, Londrina. As articulações da pesquisa com o ensino e a extensão nos cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação no Mercosul: relato final. Londrina: ABECIN, 2002.

FREITAS, Adolfo Júlio Porto; MELO DE, Marlene Oliveira Teixeira. (In)formação como instrumento de mediação no âmbito do orçamento participativo. Ci.Inf., Brasília, DF, v.43 n.2, p.187-197, maio/ago., 2014. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1403 Acesso em 30.10.2019

GUIMARAES, J. A. C. A dimensão teórica do tratamento temático da informação esuas interlocuções com o universo científico da International Society for Knowledge Organization (ISKO). Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. 1, p. 77-99, 2008.

HABERMAS, Jürgen. Teoría de la acción comunicativa: racionalidad de la acción y racionalización social (2 vols.). Madrid: Taurus, 1987.

HABERMAS, Jürgen. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do Agir Comunicativo 1: Racionalidade da ação e racionalização social. Tradução: Paulo AstorSoethe. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

JESUS, Jerocir Botelho Marques de. Tesauro: um instrumento de representação do conhecimento em sistemas de recuperação da informação. Trabalho apresentado no XII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, Recife, 2002. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/481 Acesso em 20.03.2021.

LANCASTER, F. W. Indexação e resumos: teoria e prática. 2 ed. Tradução de Antônio Agenor Briquet de Lemos. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

PIGNATARI, Décio. Informação, linguagem, comunicação. São Paulo: Ateliê, 2003.

SMIT, J. W. ; BARRETO, A. A. Ciência da Informação: base conceitual para a formação profissional. In: VALENTIN, M. L. P. (2002) (org.). Formação do profissional da informação. São Paulo: Polis. p. 9- 24. 2002.

REDIGOLO, Franciele Marques; SILVA, Marli Vitor da. A representação temática como mediadora implícita da informação em bibliotecas universitárias. Ponto de Acesso, Salvador, v. 11, n. 2, p. 49-69, ago. 2017. Disponível em:

https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/14307 Acesso em: 20.03.2021

STREHL, L. As folksonomias entre os conceitos e os pontos de acesso: as funções de descritores, citações e marcadores nos sistemas de recuperação da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v.16, n. 2, p.101-114, abr./jun. 2011. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/38643 Acesso em: 05.11.2019

ZATTAR, M.; LIMA, C. R. M. Habermas na literatura de ciência da informação: investigação das publicações na “library and information science abstracts” (lisa); habermas en la literatura de la ciencia de la información: publicaciones de investigación.... Informação@Profissões, v. 2, n. 2, p. 158-175, 2013. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/64419 Acesso em: 05.11. 2019.

Downloads

Publicado

13/09/2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Mediação via representação temática da informação: uma leitura pela Teoria do Agir Comunicativo . Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 8, n. 1, p. 77–90, 2021. DOI: 10.21728/logeion.2021v8n1.p77-90. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/5800. Acesso em: 21 nov. 2024.