A nova ecologia do conhecimento: conteúdo aberto, aprendizagem e desenvolvimento
Resumo
O advento de Recursos Educacionais Abertos (OERs), componentes grandes ou pequenos de conhecimento disponibilizados na Web, sejam livremente ou relacionados a um curso ou programa de estudos, representam uma significativa opção para aumentar acesso democrático ao conhecimento e à racionalização de despesas com livros-texto e outros materiais para a a aprendizagem em todos os níveis. Parte do movimento “aberto”, seus proponentes visam a enriquecer e aprofundar a compreensão de aprendizes e encorajar o reuso, adaptação e disseminação livre de conteúdos educacionais.Palavras-chave
Aprendizagem. Conteúdo aberto. Recursos educacionais abertos. Comunidades de prática. Tecnologia da informação. Redes.
New ecology of knowledge: open content, learning and development
Abstract
The advent of Open Educational Resources (OERs), large or small components of knowledge made available on the Web, freely or related to a course or study program, represents a significant option for augmenting democratic access to knowledge, and rationalizing the expenses of textbooks and other learning materials at all levels of learning. Part of the “open movement”, its proponents seek to enrich and deepen learners´ understanding, and to encourage the re-use, adaptation and free dissemination of educational content.
Keywords
Learning. Open content. Open educational resources. Communities of practice. Information technology. Networks.
Publicado
Edição
Seção
Licença
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Inclusão Social, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do Ibict;
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.