A nova ecologia do conhecimento: conteúdo aberto, aprendizagem e desenvolvimento

Authors

  • Fredric M. Litto ABED-Associação Brasileira de Educação a Distância

Abstract

O advento de Recursos Educacionais Abertos (OERs), componentes grandes ou pequenos de conhecimento disponibilizados na Web, sejam livremente ou relacionados a um curso ou programa de estudos, representam uma significativa opção para aumentar acesso democrático ao conhecimento e à racionalização de despesas com livros-texto e outros materiais para a a aprendizagem em todos os níveis. Parte do movimento “aberto”, seus proponentes visam a enriquecer e aprofundar a compreensão de aprendizes e encorajar o reuso, adaptação e disseminação livre de conteúdos educacionais.

Palavras-chave

Aprendizagem. Conteúdo aberto. Recursos educacionais abertos. Comunidades de prática. Tecnologia da informação. Redes.

New ecology of knowledge: open content, learning and development

Abstract

The advent of Open Educational Resources (OERs), large or small components of knowledge made available on the Web, freely or related to a course or study program, represents a significant option for augmenting democratic access to knowledge, and rationalizing the expenses of textbooks and other learning materials at all levels of learning. Part of the “open movement”, its proponents seek to enrich and deepen learners´ understanding, and to encourage the re-use, adaptation and free dissemination of educational content.

Keywords

Learning. Open content. Open educational resources. Communities of practice. Information technology. Networks.

Author Biography

  • Fredric M. Litto, ABED-Associação Brasileira de Educação a Distância
    Professor aposentado de Comunicações da Universidade de São Paulo, coordenador científico da Escola do Futuro da USP e presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed).

Published

03/05/2006

Issue

Section

Comunicação

How to Cite

A nova ecologia do conhecimento: conteúdo aberto, aprendizagem e desenvolvimento. (2006). Inclusão Social, 1(2). https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1520