Projeto de pesquisa Emília vai à escola: um estudo sobre as condições e práticas de leitura da obra lobateana no ensino fundamental

Autores

  • Daiana Santos Mota
  • Maria Afonsina Ferreira Matos
  • Davi Carvalho Porto

Palavras-chave:

Livro. Leitura. Literatura. Monteiro Lobato.

Resumo

Este estudo tem o objetivo de apresentar os resultados parciais obtidos com a execução do projeto de pesquisa Emília vai à escola, que visou, a partir da investigação sobre a presença ou ausência das obras de Monteiro Lobato nas práticas escolares, construir um diagnóstico da situação da leitura do texto lobateano nas escolas de Ensino Fundamental da cidade de Jequié - BA.

Palavras-chave

Livro. Leitura. Literatura. Monteiro Lobato.

Project of research Emily goes to school:a study about the conditions and habit of reading Monteiro Lobato’s literary work in primary school

Abstract

The objective of this paper is to present the first partial results obtained by carrying out the Project of Research Emily Goes To School. Based on a research about the inclusion or exclusion of the works by Monteiro Lobato in the school book collection, a prognostic study of the situation about reading his books in school was able to verify how the Fundamental Teaching was being carried out in the city of Jequié - BA.

Keywords

Book. Reading. Literature. Monteiro Lobato.

Biografia do autor

Daiana Santos Mota

Vice-coordenadora voluntária do Grupo de Pesquisa e Extensão em Lobato (GPEL), graduanda em letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Maria Afonsina Ferreira Matos

Orientadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Lobato (GPEL). Doutora em letras pela Pontifícia Universidade Católica/PUC – RJ.

Davi Carvalho Porto

Graduado em letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Uesb. Coordenador voluntário do Grupo de Pesquisa e Extensão em Lobato (GPEL) vinculado ao Programa Estação da Leitura/Estale e ao Centro de Estudos da Leitura/CEL da Uesb – Campus de Jequié.

Downloads

Publicado

08/04/2009

Como citar

Mota, D. S., Matos, M. A. F., & Porto, D. C. (2009). Projeto de pesquisa Emília vai à escola: um estudo sobre as condições e práticas de leitura da obra lobateana no ensino fundamental. Inclusão Social, 3(1). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1621

Edição

Seção

Relato de Experiência