Prosa rural – divulgação de tecnologias agropecuárias pelas ondas do rádio: resultados de uma pesquisa de audiência

Autores

  • Fernando do Amaral Pereira Embrapa
  • Juliana Escobar Embrapa

Palavras-chave:

Embrapa. Transferência de tecnologia. Comunicação. Pesquisa agropecuária. Agricultura familiar.

Resumo

Apresentação dos principais resultados da primeira pesquisa de audiência sobre o Prosa Rural, o programa de rádio da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Ferramenta de comunicação para apoio à transferência de tecnologia, o programa divulga a pesquisa agropecuária desenvolvida pela Embrapa e seus parceiros. Seu público-alvo são jovens e pequenos produtores da agricultura familiar. A pesquisa abrange os nove estados da região Nordeste do Brasil, onde o programa vem sendo veiculado, gratuitamente, por rádios parceiras, desde 2004. Foram consultados, por telefone, 19 profissionais da extensão rural e 255 radialistas parceiros do programa. Depois, foram aplicados dois mil questionários em potenciais ouvintes do Prosa Rural. Descobriu-se que é necessária maior divulgação do programa entre os profissionais da extensão rural; que os radialistas parceiros estão satisfeitos com sua relação com a Embrapa, e que o Prosa Rural tem 4,5% de audiência no universo de potenciais ouvintes do programa na região Nordeste do País.

Palavras-chave: Embrapa. Transferência de tecnologia. Comunicação. Pesquisa agropecuária. Agricultura familiar.

‘Prosa Rural’ – Dissemination of agriculture and cattle raising technologies by radio waves: Results of a research of audience

Abstract

The objective of this article is to present the main results of the first research of audience about Prosa Rural, the radio program of Embrapa (Brazilian Agricultural Research Company). It is a communication tool for support to technology transfer. The program disseminates the agricultural and cattle raising research developed by Embrapa and its partners. Its public-target individuals are youth and small producers of familiar agriculture. The program embraces nine Brazilian states of the Northeast region, where the program has been freely transmitted by partner broadcasting stations, since 2004. Nineteen professionals of rural extension and 255 partner broadcasters of the program were consulted by telephone.

Keywords: Embrapa. Technology transfer. Communication. Familiar Agriculture. Agricultural Research.

Biografia do Autor

  • Fernando do Amaral Pereira, Embrapa
    Mestre em desenvolvimento sustentável, política e gestão de ciência e tecnologia pela UnB. Gerente-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Informação Tecnológica. Informação Tecnológica – Brasília, DF - Brasil.
  • Juliana Escobar, Embrapa
    Mestre em tecnologias de comunicação e cultura pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Jornalista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Informação Tecnológica.

Downloads

Publicado

11/07/2011

Edição

Seção

Programas de Governo

Como Citar

Prosa rural – divulgação de tecnologias agropecuárias pelas ondas do rádio: resultados de uma pesquisa de audiência. (2011). Inclusão Social, 4(1). https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1640

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)