Minibibliotecas – uma experiência de inclusão social e intercâmbio entre o conhecimento científico e o saber local no meio rural
Palavras-chave:
Embrapa. Educação. Leitura. Conhecimento. Agricultura FamiliarResumo
Este artigo aborda as experiências de estímulo à leitura, à formação de multiplicadores e ao intercâmbio de saberes desenvolvidas por escolas rurais e comunidades de agricultores familiares, quilombolas e pescadores a partir do uso das Minibibliotecas, uma iniciativa criada em 2003 pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Busca-se popularizar a ciência e democratizar o acesso às informações técnicocientíficas geradas pela pesquisa agropecuária ao meio rural e estimular a leitura por meio de acervo formado por livros e cartilhas especialmente elaborados com recursos linguísticos e lúdicos, e por audiovisuais. O objetivo é apresentar como o conhecimento científico pode ser apropriado por jovens e agricultores, associando-se ao saber tradicional para promover inclusão social, segurança alimentar, desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida desses sujeitos com de ferramentas - metodológicas e tecnológicas - adequadas e orientadas para subsidiar processos de educação formal e nãoformal.
Palavras-chave
Embrapa. Educação. Leitura. Conhecimento. Agricultura Familiar.
Mini-libraries – an experience of social inclusion and exchange between the scientific and local knowledge in the rural
environment
Abstract
The purpose of this article is to discuss the experiences which stimulate reading and training for teachers exchanging knowledge in the rural communities of family farmers, fishermen, and runaway slaves living in a hideout by using mini-libraries, an initiative created in 2003 by Embrapa Technological Information (Brasilia-DF), a unit of the Brazilian Research Corporation (Embrapa) for popularizing science and making the access to technical and scientific information available. A collection of books and booklets elaborated in an accessible language was put out by Embrapa. The goal of this collection is to show how scientific knowledge can be learned by young farmers and how the traditional knowledge can promote social inclusion, food safety, and sustainable development. It can also improve quality of life for these individuals by using appropriate tools – methodological and technological – for supporting formal and non-formal processes of development.
Keywords
Embrapa. Education. Reading. Knowledge. Family agriculture
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