Oficinas de ciência na era digital: muito além da cartolina e do lápis de cor

Autores

  • Fabio Nauras Akhras Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
  • Maria das Graças Ferraz Bezerra Museu Paraense Emílio Goeldi

Palavras-chave:

Oficinas de Ciência, Inclusão Digital, Educação Científica, Caxiuanã

Resumo

O artigo relata uma experiência de utilização dos meios digitais para expressar os resultados de oficinas de educação científica, desenvolvida durante a III Olimpíada de Ciências na Floresta, realizada em Caxiuanã, no Pará, com professores de escolas públicas de comunidades ribeirinhas da região. Na experiência, os professores aprenderam a criar conteúdos para a Internet abordando temas que foram objeto das oficinas científicas, integrando inclusão digital com educação científica. Com isso, tornaramse capazes de utilizar a Internet não apenas para acessar dados, mas criando conteúdos para expressar informações das oficinas. Isso permitiu uma inovação no modo de representação dos resultados de oficinas científicas, feita agora através dos meios digitais. Como consequência, além de possibilitar a veiculação pela Internet dos sites que os professores criaram com todas as informações desenvolvidas nas oficinas, os sites foram armazenados em pen drives que os professores levaram consigo ao final do evento, possibilitando multiplicidade e persistência das informações, que poderão ser levadas para outros projetos educacionais.

Palavras-chave
Oficinas de ciência. Inclusão digital. Educação científica. Caxiuanã.

Science workshops in the digital era: well farther than cardboard and crayon

Abstract
This paper reports an experience of using the digital medium to express the results of scientific education workshops, developed during the III Olimpics of Science in the Forest, that ocurred in Caxiuana, in Para, with teachers of public schools of communities living in the banks of the river. In the experience developed, school teachers learned to create content for the internet on subjects that were object of the scientific workshops ran in the Olimpics, integrating digital inclusion with scientific education. In this way, they became capable of using the internet not only to access content but creating content to express information about the scientific workshops ran in the Olimpics. This made possible an inovation in the form of representing the results of scientific workshops, made now through the digital medium. As a consequence, besides making possible the dissemination through the internet of the sites created by the school teachers, with all the information developed in the scientific education workshops, these sites were stored in pen drives that the teachers took with them at the end of the event, increasing the multiplicity and persistance of this information, which may be taken to other educational projects.

Keywords
Science workshops. Digital inclusion. Scientific education. Caxiuanã.

Biografia do Autor

  • Fabio Nauras Akhras, Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
    Grupo de Tecnologias de Mídia para a Inclusão Social. Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - Campinas, SP.
  • Maria das Graças Ferraz Bezerra, Museu Paraense Emílio Goeldi
    Estação Científica Ferreira Penna. Museu Paraense Emílio Goeldi-Belém, PA

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Publicado

28/11/2012

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

Oficinas de ciência na era digital: muito além da cartolina e do lápis de cor. (2012). Inclusão Social, 5(1). https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1669