Se você sabe quem eu sou, eu quero saber quem você é
Palavras-chave:
Privacidade, tecnologias de rastreamento, dados pessoais, cookie, deep packet inspection, publicidade online, publicidade comportamental, personalização, provedores de conexão, provedores de conteúdo e coleta de dados.Resumo
A associação entre tecnologias de rastreamento de dados pessoais de usuários na internet com o mercado da publicidade on-line tem ampliado o conjunto de preocupações com a proteção de dados pessoais na internet nos dias atuais. O debate sobre como garantir ao usuário um acesso eficaz a informações sobre a coleta, análise e destinação de seus dados, bem como assegurar que ele tenha instrumentos de gestão e bloqueio dessa coleta tem ganhado relevância. Este trabalho busca apresentar como empresas que atuam no ciclo da coleta, análise e destinação de dados pessoais de usuários de internet empregam duas tecnologias de rastreamento (cookie e deep packet inspection) e como esses dados são utilizados pelo mercado da publicidade on-line comportamental, intensificando o processo de personalização de serviços na internet. Aponta para as insuficiências e contradições do modelo regulatório da autogestão da privacidade, reforçando a necessidade de desenvolvimento de ferramentas gráficas de auxílio ao usuário na gestão de seus dados pessoais.
Palavras-chave
Privacidade. Tecnologias de rastreamento. Dados pessoais. Cookie, deep packet inspection. Publicidade on-line. Publicidade comportamental. Personalização. Provedores de conexão. Provedores de conteúdo e coleta de dados.
If you know who I am, I want to know who you are
Abstract
The association between personal data tracking for internet users with the Market of on-line advertising has broadened the scope of the concerns regarding on-line personal data protection nowadays. The debate on how to ensure the adequate information regarding the collection, analysis and destination of personal data is gaining greater importance, as well as how to ensure that user may have proper tools for managing and preventing the collection. The objective of this paper is to discuss how the companies dealing with collection, analysis and destination of personal data of internet users are making use of two of the available tracking technologies (cookie and deep packet inspection) and how this data is used by the behavioral market that advertise and enhance the process of customization of internet services. Inexactness and contradictions of the regulatory model for self management and privacy are pointed out. The conclusion is that there is a need for improving the graphic tools for helping the user to manage his personal data.
Keywords
Privacy. tracking Technologies. Personal data. Cookie. deep packet inspection. Online advertising. Behavioral advertising. Customization. Internet service providers. Content providers. Data collection.
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