DCTV: o programa de TV da Embrapa para divulgação de inovações agropecuárias – resultados da pesquisa de recepção e audiência
Palavras-chave:
Audiência, Comunicação, Educação não formal, Programa de televisão, Recepção, Transferência de tecnologiaResumo
Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), para identificar e caracterizar o perfil do telespectador do programa semanal Dia de Campo na TV (DCTV), bem como a recepção do sinal e o nível de conhecimento e de audiência desse público, e também as ações desenvolvidas a partir da pesquisa. O trabalho foi realizado no período de maio a novembro de 2013, em todo o Brasil, com três segmentos específicos, quais sejam: população em geral, técnicos da extensão rural e professores de escolas agrotécnicas, por meio de metodologia quantitativa (surveys) e qualitativa (grupos focais). Os resultados mostraram que o programa atinge 3% da população brasileira com antena parabólica em suas residências, o que pode ser estimado em 5,7 milhões de telespectadores, com maior abrangência nas regiões Norte e Sul do País; e que extensionistas e professores dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia (IFs) são os que mais conhecem o DCTV e usam as tecnologias e as práticas nele apresentadas.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
31/12/2017
Edição
Seção
Submissões regulares
Licença
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Inclusão Social, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do Ibict;
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.
Como Citar
DCTV: o programa de TV da Embrapa para divulgação de inovações agropecuárias – resultados da pesquisa de recepção e audiência. (2017). Inclusão Social. https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1865