DCTV: o programa de TV da Embrapa para divulgação de inovações agropecuárias – resultados da pesquisa de recepção e audiência

Autores

  • Selma Lúcia Lira Beltrão Embrapa Informação Tecnológica
  • Maria Luiza Costa Brochado Embrapa Informação Tecnológica

Palavras-chave:

Audiência, Comunicação, Educação não formal, Programa de televisão, Recepção, Transferência de tecnologia

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), para identificar e caracterizar o perfil do telespectador do programa semanal Dia de Campo na TV (DCTV), bem como a recepção do sinal e o nível de conhecimento e de audiência desse público, e também as ações desenvolvidas a partir da pesquisa. O trabalho foi realizado no período de maio a novembro de 2013, em todo o Brasil, com três segmentos específicos, quais sejam: população em geral, técnicos da extensão rural e professores de escolas agrotécnicas, por meio de metodologia quantitativa (surveys) e qualitativa (grupos focais). Os resultados mostraram que o programa atinge 3% da população brasileira com antena parabólica em suas residências, o que pode ser estimado em 5,7 milhões de telespectadores, com maior abrangência nas regiões Norte e Sul do País; e que extensionistas e professores dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia (IFs) são os que mais conhecem o DCTV e usam as tecnologias e as práticas nele apresentadas.

Biografia do Autor

  • Selma Lúcia Lira Beltrão, Embrapa Informação Tecnológica
    Mestre em Política e Gestão de Ciência e Tecnologia pela Universidade de Brasília (UnB) – Brasília, DF – Brasil. Analista e Gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica (Embrapa SCT) – Brasília, DF – Brasil.
  • Maria Luiza Costa Brochado, Embrapa Informação Tecnológica
    Graduada em Comunicação Social pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (Uniceub) - Brasília, DF - Brasil. Analista da Embrapa Informação Tecnológica (SCT) - Brasília, DF - Brasil.

Downloads

Publicado

31/12/2017

Como Citar

DCTV: o programa de TV da Embrapa para divulgação de inovações agropecuárias – resultados da pesquisa de recepção e audiência. (2017). Inclusão Social. https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1865