O olhar da psicanálise sobre a deficiência intelectual: de copista a autor de sua própria história

Autores

  • Inês Catão Henriques Ferreira Secretaria de Saúde do DF (SESDF) – DF
  • Cristina Abranches Mota Batista

Palavras-chave:

Psicanálise, Constituição subjetiva, Debilidade, Deficiência intelectual

Resumo

A psicanálise não aborda a deficiência intelectual mas fornece pistas para pensa-la a partir da noção freudiana de inibição e da noção de debilidade em Lacan. Neste autor, a debilidade é definida como uma posição subjetiva, e não como quadro psicopatológico catalogado nas classificações e manuais diagnósticos atualmente em uso. Neste texto, as autoras partem do conceito de constituição subjetiva para definir a posição subjetiva débil e apontar como esta pode afetar a autonomia e a construção de laços pelo sujeito. A partir dessa elaboração, apontam o que seria a direção de um tratamento do sujeito na posição débil baseado nos pressupostos da psicanálise, quer nos dispositivos escolares quer nos institucionais.

Biografia do autor

Inês Catão Henriques Ferreira, Secretaria de Saúde do DF (SESDF) – DF

Pós-doutora em Psicologia Clínica e Patológica pela Universidade de Nice Sophia-Antipolis - França. Doutora em Psicologia Clínica e Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra - Portugal. Médica, psiquiatra infantil da Secretaria de Saúde do DF (SESDF) – DF, Brasil. Co-coordenadora da Pesquisa Preaut Brasil – Brasília. 

Cristina Abranches Mota Batista

Pós-doutoranda em Psicologia Clínica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte, MG – Brasil. Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Brasil. Diretora-superintendente do Centro de Atendimento e Inclusão Social (CAIS) - Contagem, MG – Brasil.

Downloads

Publicado

01/12/2017

Como citar

Ferreira, I. C. H., & Batista, C. A. M. (2017). O olhar da psicanálise sobre a deficiência intelectual: de copista a autor de sua própria história. Inclusão Social, 10(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4031