O olhar da psicanálise sobre a deficiência intelectual: de copista a autor de sua própria história

Authors

  • Inês Catão Henriques Ferreira Secretaria de Saúde do DF (SESDF) – DF
  • Cristina Abranches Mota Batista

Keywords:

Psicanálise, Constituição subjetiva, Debilidade, Deficiência intelectual

Abstract

A psicanálise não aborda a deficiência intelectual mas fornece pistas para pensa-la a partir da noção freudiana de inibição e da noção de debilidade em Lacan. Neste autor, a debilidade é definida como uma posição subjetiva, e não como quadro psicopatológico catalogado nas classificações e manuais diagnósticos atualmente em uso. Neste texto, as autoras partem do conceito de constituição subjetiva para definir a posição subjetiva débil e apontar como esta pode afetar a autonomia e a construção de laços pelo sujeito. A partir dessa elaboração, apontam o que seria a direção de um tratamento do sujeito na posição débil baseado nos pressupostos da psicanálise, quer nos dispositivos escolares quer nos institucionais.

Author Biographies

  • Inês Catão Henriques Ferreira, Secretaria de Saúde do DF (SESDF) – DF

    Pós-doutora em Psicologia Clínica e Patológica pela Universidade de Nice Sophia-Antipolis - França. Doutora em Psicologia Clínica e Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra - Portugal. Médica, psiquiatra infantil da Secretaria de Saúde do DF (SESDF) – DF, Brasil. Co-coordenadora da Pesquisa Preaut Brasil – Brasília. 

  • Cristina Abranches Mota Batista

    Pós-doutoranda em Psicologia Clínica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte, MG – Brasil. Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Brasil. Diretora-superintendente do Centro de Atendimento e Inclusão Social (CAIS) - Contagem, MG – Brasil.

Published

01/12/2017

How to Cite

O olhar da psicanálise sobre a deficiência intelectual: de copista a autor de sua própria história. (2017). Inclusão Social, 10(2). https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4031