Fórum Permanente de Educação Especial da Baixada Fluminense: pesquisa e extensão na formação de professores
Palavras-chave:
Políticas de Educação Inclusiva, Educação Especial, Formação de ProfessoresResumo
Tomando como foco o Fórum Permanente de Educação Especial da Baixada Fluminense (FPEEBF), criado a partir de projetos de pesquisas e extensão do Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional(ObEE), o objetivo é analisar o perfil e a política de formação de professores de cinco municípios da Baixada Fluminense participantes do FPEEBF e os impactos das atividades de formação de professores desenvolvidas no escopo do ObEE. A metodologia foi construída a partir dos princípios da abordagem qualitativa pautada na pesquisa-ação com realização de observações e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam para as contradições e disputas presentes na condução das políticas públicas educacionais, bem como para a fragilidade das diretrizes políticas de educação especial e inclusiva, sobretudo quando se analisam as traduções locais e a precariedade política e financeira. Entretanto, os dados têm indicado caminhos e possibilidades construídos pelos gestores locais, ressaltando a importância da parceria entre as redes públicas de ensino básico e as instituições públicas de ensino superior na construção de projetos de pesquisa e extensão que possibilitem avançar na produção científica a respeito das múltiplas dimensões que envolvem o processo de inclusão e de formação de professores.Downloads
Publicado
02/03/2018
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Fórum Permanente de Educação Especial da Baixada Fluminense: pesquisa e extensão na formação de professores. (2018). Inclusão Social, 11(1). https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4078