A Escola do Trabalhador: e-learning aplicado em política pública de empregabilidade
Palavras-chave:
Educação, E-learning, Emprego, Escola do Trabalhador, Inclusão SocialResumo
O artigo apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa sobre a coesão de esforços políticos e acadêmicos na construção de instrumentos capazes de combater um dos principais problemas do Brasil, o desemprego. Atualmente, há cerca de 12 milhões de pessoas fora do mercado de trabalho. A Escola do Trabalhador é uma plataforma de cursos on-line oferecidos a pessoas que estejam nessa condição, ou mesmo aquelas com ocupação profissional que objetivam reforçar a própria qualificação. É um recurso encontrado pelo então Ministério do Trabalho e Emprego e pela Universidade de Brasília, em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), para amenizar e reverter o processo de exclusão social. Para atrair interessados, fidelizar os públicos e aumentar a dimensão de atuação do portal, professores e técnicos buscam implementar linguagens de fácil assimilação, interface intuitiva e recursos interativos que contribuam para a configuração do aprendizado que vem sendo constituído na sociedade contemporânea. Identifica-se o conceito de e-learning como uma possibilidade de categorizar a filosofia e as práticas educacionais dos cursos da Escola do Trabalhador. No portal, são empregados conceitos e técnicas multimídias proporcionados pelo desenvolvimento de campos da ciência da computação, da comunicação, da educação e da ciência da informação, entre outras áreas.Downloads
Publicado
04/06/2019
Edição
Seção
Contexto da escola do trabalhador
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Como Citar
A Escola do Trabalhador: e-learning aplicado em política pública de empregabilidade. (2019). Inclusão Social, 12(2). https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4663