A participação da UnBTV na produção de vídeos como estratégia de potencialização da educação a distância
Palavras-chave:
Educação, Escola do Trabalhador, Vídeo, Audiovisual, UnBTVResumo
O artigo descreve a participação da UnBTV na produção de vídeos e de animações para a plataforma de cursos gratuitos on-line desenvolvida pelo então Ministério do Trabalho e Emprego e pela Universidade de Brasília, em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação e Tecnologia (Ibict). O texto expõe as motivações, os conceitos e linguagens empregados na formulação de instrumentos audiovisuais capazes de contribuir diretamente para o modelo de educação a distância do projeto, cujo objetivo é superar um dos principais problemas sociais e estruturais do Brasil, o desemprego. O vídeo como recurso de ensino e aprendizagem tem sido percebido por organizações em geral da área, pois lida de maneira peculiar com a memória, os processos cognitivos e a produção de estímulos cerebrais. Cada vez mais empregado como oportunidade pedagógica, o vídeo é competente para explorar variados estímulos sensoriais, tendo o valor de captar a atenção dos alunos, inclusive por explorar aspectos lúdicos para melhor aproveitamento dos cursos. Para isso, um conjunto multidisciplinar de profissionais da UnBTV participar do projeto. A composição multifacetada da equipe contribuiu para pensar e realizar produções com conceitos, técnicas e estratégias afinadas com as propostas das lições elaboradas pelos professores.Downloads
Publicado
04/06/2019
Edição
Seção
Mídias e tecnologias digitais personalizadas
Licença
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Inclusão Social, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do Ibict;
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.
Como Citar
A participação da UnBTV na produção de vídeos como estratégia de potencialização da educação a distância. (2019). Inclusão Social, 12(2). https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4669