A participação da UnBTV na produção de vídeos como estratégia de potencialização da educação a distância

Autores

  • Bruno Lara de Castro Manso
  • Ig Uractan Freitas Carvalho
  • João Paulo Biage
  • Maurício Neves Cordeiro da Silva
  • Rodrigo Gomes do Carmo Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Educação, Escola do Trabalhador, Vídeo, Audiovisual, UnBTV

Resumo

O artigo descreve a participação da UnBTV na produção de vídeos e de animações para a plataforma de cursos gratuitos on-line desenvolvida pelo então Ministério do Trabalho e Emprego e pela Universidade de Brasília, em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação e Tecnologia (Ibict). O texto expõe as motivações, os conceitos e linguagens empregados na formulação de instrumentos audiovisuais capazes de contribuir diretamente para o modelo de educação a distância do projeto, cujo objetivo é superar um dos principais problemas sociais e estruturais do Brasil, o desemprego. O vídeo como recurso de ensino e aprendizagem tem sido percebido por organizações em geral da área, pois lida de maneira peculiar com a memória, os processos cognitivos e a produção de estímulos cerebrais. Cada vez mais empregado como oportunidade pedagógica, o vídeo é competente para explorar variados estímulos sensoriais, tendo o valor de captar a atenção dos alunos, inclusive por explorar aspectos lúdicos para melhor aproveitamento dos cursos. Para isso, um conjunto multidisciplinar de profissionais da UnBTV participar do projeto. A composição multifacetada da equipe contribuiu para pensar e realizar produções com conceitos, técnicas e estratégias afinadas com as propostas das lições elaboradas pelos professores.

Biografia do Autor

  • Bruno Lara de Castro Manso

    Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) - Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Coordenador de produção jornalística da UnBTV. Jornalista da UnBTV - Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil.

  • Ig Uractan Freitas Carvalho

    Especialista em Comunicação e Mídia pela Universidade Paulista (Unip) - Brasília, DF - Brasil. Produtor audiovisual da UnBTV - Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil.

  • João Paulo Biage

    Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília (UCB) - Brasília, DF - Brasil. Jornalista da UnBTV - Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil.

  • Maurício Neves Cordeiro da Silva

    Graduado em Comunicação Social - habilitação: Cinema pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. É técnico audiovisual da UnBTV - Universidade de Brasília.

  • Rodrigo Gomes do Carmo, Universidade de Brasília (UnB)

    Graduado em Fotografia com MBC em Comunicação e Mídia pela Universidade Paulista (UNIP) - Brasil. Fotógrafo atuante na produção de conteúdo audiovisual no Centro de Produção Cultural Educativa (CPCE) / UnBTV da Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil.

Publicado

04/06/2019

Como Citar

A participação da UnBTV na produção de vídeos como estratégia de potencialização da educação a distância. (2019). Inclusão Social, 12(2). https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4669