Melhoria da precisão dos indicadores na governança digital de serviços públicos à vista da análise de bases de dados de empregabilidade

Autores

  • José Alberto Sousa Torres
  • Daniel Alves da Silva
  • Fábio Lúcio Lopes de Mendonça
  • Nilton Freitas Barbosa
  • Rafael Timóteo de Sousa Júnior

Palavras-chave:

Governo digital, Visões geográficas, Empregabilidade, Serviços públicos, Indicadores

Resumo

Entre as melhores práticas de governo em todo o mundo inclui-se a adoção de indicadores numéricos para melhorar a governança digital e o processo de tomada de decisão. No Brasil, indicadores utilizados para avaliar a eficiência e cobertura dos serviços prestados pelos órgãos públicos adotam valores e limiares históricos que levam a uma representação imprecisa da realidade. Utilizando novos paradigmas e visões geográficas vinculados às novas tecnologias da informação e das comunicações (TICs), como dados espaciais e bases de dados de gráficos, este trabalho propõe um novo método para calcular, com alto nível de precisão, a cobertura parcial de serviços públicos presenciais com foco no apoio à empregabilidade. Os resultados mostram que o conceito de cobertura parcial representa melhor a realidade segundo a mensuração do alcance das agências de emprego e trabalho, bem como da justiça federal.

Biografia do Autor

  • José Alberto Sousa Torres

    Doutorando em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Mestre em Sistemas e Computação pela Universidade Salvador (UNIFACS) - SA - Brasil. Gerente do Projeto do Ministério da Justiça (MJ) - Brasil.

  • Daniel Alves da Silva

    Doutorando em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB) - DF – Brasil. Pesquisador do Laboratório de Tecnologia da Tomada de Decisão LATITUDE, vinculado a Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB) - DF - Brasil.

  • Fábio Lúcio Lopes de Mendonça

    Doutorando em Engenharia Elétrica, Redes e Telecomunicações pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB) - DF – Brasil. Pesquisador do Laboratório de Tecnologia da Tomada de Decisão LATITUDE, vinculado a Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB) - DF - Brasil.

  • Nilton Freitas Barbosa

    Especialização em andamento em Banco de Dados e Business Intelligence pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) - Brasil. Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Brasília (UCB) - Brasília, DF - Brasil. Bolsista pesquisador pela Universidade de Brasília (UNB) - Brasília, DF - Brasil.

  • Rafael Timóteo de Sousa Júnior

    Pós-Doutorado pela Ecole Supérieure D'electricité Supelec (SUPELEC) - França. Doutor em Processamento de Sinais e Telecomunicações pela Université de Rennes I Rennes (RENNES I) - França. Professor Pesquisador da Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Coordenador do Programa de Pós-graduação profissional em Engenharia Elétrica (PPEE) e do Laboratório de Tecnologia da Tomada de Decisão LATITUDE, vinculado a Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB) - DF - Brasil.

     

Publicado

04/06/2019

Edição

Seção

Metodologias para monitoramento e construção de indicadores sobre mercado de trabalho, emprego e desemprego no Brasil

Como Citar

Melhoria da precisão dos indicadores na governança digital de serviços públicos à vista da análise de bases de dados de empregabilidade. (2019). Inclusão Social, 12(2). https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4672

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)