A Escola do Trabalhador, a reforma trabalhista e o seguro-desemprego: o desafio da empregabilidade

Autores

  • Anne Augusta Affiune Peixoto Universidade de Brasília
  • Bruno Wurmbauer Junior

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Empregabilidade, Capacitação, Qualificação, Trabalho, Emprego

Resumo

Este artigo analisa o Programa Qualifica Brasil: Escola do Trabalhador como instrumento das políticas públicas para empregabilidade, estudando seus resultados iniciais e possíveis impactos na empregabilidade, em confronto com a Lei do Seguro-Desemprego (Lei nº 12.523/2011) e as recentes alterações trazidas pela reforma trabalhista (Lei nº 13.467/2017). Os impactos do projeto podem resultar em incremento da empregabilidade no Brasil, a partir do mapeamento do mercado de trabalho, com a identificação das necessidades atuais de mão de obra qualificada e a oferta de cursos de qualificação que formem profissionais com as competências requeridas pelo mercado. Para tanto, realizou-se revisão de bibliografia e foram apresentados os resultados da observação de indicadores obtidos pelo Programa Qualifica Brasil: Escola do Trabalhador, no período de 2017 a 2018. Conclui-se o trabalho analisando a importância das ações de capacitação e qualificação profissional, em especial aquelas promovidas pela Escola do Trabalhador, para a redução dos índices de desemprego vividos recentemente no Brasil.

Biografia do autor

Anne Augusta Affiune Peixoto, Universidade de Brasília

Especialista em Gestão de Projetos pela Universidade de São Paulo (USP/ESALQ) -  Piracicaba, SP - Brasil. Especialista em Gestão de Parques, Incubadoras e Ambientes de Inovação pela UniAnprotec - Brasília, DF - Brasil. Gestão de Negócios e Empreendimentos pela União Educacional de Brasílis (UNEB) - Brasília, DF - Brasil.

Bruno Wurmbauer Junior

Mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Advogado da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, exercendo o cargo de Chefe do Setor Jurídico do Hospital Universitário de Brasília (HUB) - Brasília, DF - Brasil. Professor Voluntário da Universidade de Brasília (UnB) - Brasil.

Publicado

04/06/2019

Como citar

Peixoto, A. A. A., & Wurmbauer Junior, B. (2019). A Escola do Trabalhador, a reforma trabalhista e o seguro-desemprego: o desafio da empregabilidade. Inclusão Social, 12(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4676

Edição

Seção

Temas emergentes sobre inclusão social na sociedade contemporânea