A Escola do Trabalhador, a reforma trabalhista e o seguro-desemprego: o desafio da empregabilidade
Palabras clave:
Políticas Públicas, Empregabilidade, Capacitação, Qualificação, Trabalho, EmpregoResumen
Este artigo analisa o Programa Qualifica Brasil: Escola do Trabalhador como instrumento das políticas públicas para empregabilidade, estudando seus resultados iniciais e possíveis impactos na empregabilidade, em confronto com a Lei do Seguro-Desemprego (Lei nº 12.523/2011) e as recentes alterações trazidas pela reforma trabalhista (Lei nº 13.467/2017). Os impactos do projeto podem resultar em incremento da empregabilidade no Brasil, a partir do mapeamento do mercado de trabalho, com a identificação das necessidades atuais de mão de obra qualificada e a oferta de cursos de qualificação que formem profissionais com as competências requeridas pelo mercado. Para tanto, realizou-se revisão de bibliografia e foram apresentados os resultados da observação de indicadores obtidos pelo Programa Qualifica Brasil: Escola do Trabalhador, no período de 2017 a 2018. Conclui-se o trabalho analisando a importância das ações de capacitação e qualificação profissional, em especial aquelas promovidas pela Escola do Trabalhador, para a redução dos índices de desemprego vividos recentemente no Brasil.Descargas
Publicado
04/06/2019
Número
Sección
Temas emergentes sobre inclusão social na sociedade contemporânea
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Cómo citar
A Escola do Trabalhador, a reforma trabalhista e o seguro-desemprego: o desafio da empregabilidade. (2019). Inclusão Social, 12(2). https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4676